Secções
Entrar

Custos de construção de habitação nova sobem 4,8% em julho

Lusa 08 de setembro de 2025 às 12:41

Entre os materiais que mais influenciaram a subida estão os vidros e espelhos e os aparelhos de climatização.

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em julho, em termos homólogos, 0,9 pontos percentuais acima de junho, tendo a mão-de-obra subido 8,9% e os materiais 1,5%, divulgou hoje o INE.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em julho a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 4,8%, com o custo da mão-de-obra a contribuir com 4,0 pontos percentuais (3,4 pontos percentuais no mês anterior) para a formação da taxa de variação homóloga daquele índice e os materiais a registarem um contributo de 0,8 pontos percentuais (0,5 pontos percentuais em junho). Entre os materiais que mais influenciaram positivamente a variação agregada do preço estão os vidros e espelhos, com uma subida de cerca de 30%, e os aparelhos de climatização, com uma subida de cerca de 15%, detalha o INE. Em sentido oposto, destacaram-se a chapa de aço macio e galvanizada, com uma descida de cerca de 15%, e as tubagens de aço, de ferro fundido e aparelhos para canalizações, com reduções a rondar os 10%. Quanto à taxa de variação mensal do ICCHN, foi de 0,7% em julho, 0,3 pontos percentuais superior à registada no mês anterior, tendo o custo dos materiais e o da mão-de-obra subido 0,3% e 1,1%, respetivamente. A mão-de-obra contribuiu com 0,6 pontos percentuais para a formação da taxa de variação mensal do índice, enquanto a contribuição do preço dos materiais foi de 0,1 pontos percentuais (0,6 pontos percentuais e -0,2 pontos percentuais em junho, respetivamente).
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela