Secções
Entrar

Cristiano Ronaldo entra na Vista Alegre e avançam juntos para o Oriente

Jornal de Negócios 15 de junho de 2024 às 15:51

Além de 10% da Vista Alegre SGPS, a empresa de Cristiano Ronaldo adquire 30% do capital da Vista Alegre Espanha. A parceria inclui ainda uma "joint-venture" no Médio Oriente e na Ásia.

Cristiano Ronaldo comprou 10% da Vista Alegre Atlantis SGPS, "em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira", que detém a empresa de porcelanas e cristais, segundo o comunicado divulgado esta sexta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O montante pago por Ronaldo não foi divulgado, sendo certo que quando a bolsa fechou nesta sexta-feira aqueles 10% valiam 17,27 milhões de euros.

A operação, feita através da CR7 SA, inclui ainda a aquisição, "a concretizar nos próximos dias", de 30% do capital da Vista Alegre Espanha.

Mas está longe de ficar por aqui: "As partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no Middle East & Asia [Médio Oriente e Ásia], cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias", informou a Vista Alegre.

"Esta colaboração entre ambos permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium", pode ainda ler-se no comunicado.

"A Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo", disse Cristiano Ronaldo, citado pelo comunicado. "A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português. Faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo", acrescentou.

Do lado do grupo de Viseu, Fernando Campos Nunes, dono e fundador da Visabeira, que detém a Vista Alegre, diz ser um "grande entusiasmo" receber Cristiano Ronaldo como investidor, falando mesmo na "união de duas das mais relevantes e unânimes marcas portuguesas".

"Cristiano Ronaldo é um elemento indissociável de Portugal. Consegue levar o nome do nosso país aos lugares mais recônditos da Terra, com uma imagem de trabalho, dedicação, simpatia e muito talento. É verdadeiramente uma marca planetária. Para além disso, tem um enorme orgulho no seu país e todos o admiram. Assim também são a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro", refere Fernando Campos Nunes, citado no comunicado. "Por isso, a coordenação de esforços destas que são as marcas portuguesas mais internacionais, só pode ser boa para todos: Cristiano Ronaldo, Vista Alegre e Portugal", acrescentou.

A empresa de porcelanas e cristais sublinha ainda que este acordo ocorre quando a marca comemora os 200 anos de existência e recorda que "a ligação da Vista Alegre ao futebol vem de longe": a família Pinto Basto, que fundou a empresa, "teve um papel fundamental" na introdução deste deporto em Portugal, "tendo sido os bisnetos do fundador que, em 1886, trouxeram para Portugal a primeira bola de futebol e que, a 22 de janeiro de 1889, organizaram o primeiro jogo oficial que ocorreu nos terrenos da atual Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa".

Em 2023, os mercados externos continuaram a representar mais de dois terços do total da empresa (69,2% do volume de negócios), destacando-se vários países europeus — França, Espanha, Alemanha e Itália —, mas também Estados Unidos e Brasil.

Cristiano Ronaldo

Alcançou nesse ano um lucro de 6,8 milhões de euros, mais 22,3% do que o valor registado no ano anterior, e um volume de negócios de 129,6 milhões de euros, uma quebra de 9,6%.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela