Secções
Entrar

Costa anuncia ligação directa da TAP entre Lisboa e São Francisco

13 de junho de 2018 às 14:39

Voo arranca em 2019 e será feito através da TAP.

O primeiro-ministro anunciou hoje que Lisboa será a primeira cidade da Europa do Sul a ter uma ligação aérea directa com São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, através da TAP, a partir de 2019.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

António Costa deixou esta mensagem após uma reunião com responsáveis do Silicon Valley Bank - uma das mais prestigiadas instituições financeiras em capital de risco -, num discurso em que procurou salientar a existência em Portugal de um ecossistema favorável à abertura de negócios inovadores na área das tecnologias.

"Lisboa será a primeira cidade da Europa do Sul a ter uma ligação aérea directa com São Francisco", afirmou o primeiro-ministro.

Numa breve intervenção perante uma plateia de especialistas em negócios de 'startups', o líder do executivo português falou na existência de paralelismos entre Portugal e o estado da Califórnia.

"Estão ambos em costas oeste, uma do continente europeu, a outra na América do Norte; temos um bom clima; possuímos ambos uma 'Golden Gate' [Ponte 25 de Abril] e eléctricos na cidade; somos conhecidos por dispor de bons lugares para a prática do surf; e temos bom tempo na maior parte do ano", começou por referir o primeiro-ministro.

A seguir, o primeiro-ministro apresentou vantagens algumas competitivas de Portugal para os investidores em projectos tecnológicos, pegando nos exemplos das multinacionais Google e Cisco.

"Temos um vibrante ecossistema de negócios e a prioridade do Governo é apoiar as 'startups'. Sei que algumas 'startups' têm nome inglês, mas têm uma grande base em Portugal", disse, numa nota de humor.

A seguir, o primeiro-ministro deixou uma mensagem de carácter político sobre o carácter consensual deste tema no país: "Esta é uma visão de futuro para Portugal".

"Venham, não só para nos visitar, mas também para investirem e trabalharem connosco", acrescentou.

A seguir, também o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, fez um discurso sobre "as vantagens competitivas de Portugal", falando então na existência de "boas infraestruturas" e de uma "reconhecida boa qualidade de vida".

"Somos um país que tem orgulho da sua abertura ao exterior, no comércio, na vida social ou na cultura", acentuou o titular da pasta da Economia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela