Secções
Entrar

Consulta ao Gemini gasta menos energia do que nove segundos a ver televisão

Lusa 22 de agosto de 2025 às 13:24

Estes números apresentados pela Google não incluem todo o treino dos modelos de Inteligência Artificial devem ser interpretados com cautela, uma vez que o estudo não foi verificado por uma entidade independente.

Uma consulta ao Gemini, o modelo de Inteligência Artificial (IA) da Google, consome menos energia do que ver nove segundos de televisão, afirmou a empresa de tecnologia, citando um estudo realizado pelos seus investigadores.
Google AI Ultra: Consulta gasta menos energia que ver TV, diz empresa AP Photo/Jeff Chiu
Em média, uma consulta textual nas aplicações Gemini consome 0,24 watt-hora (Wh) de energia, representando um consumo energético menor do que assistir a nove segundos de televisão, que corresponde a cerca de 100 Wh, estimam os investigadores da 'gigante' da tecnologia. Além disso, uma consulta ao modelo de IA emite 0,03 gramas de dióxido de carbono e consume 0,26 mililitros (ml) de água, o equivalente a cerca de cinco gotas, acrescentam os autores do estudo. A Google recusa-se a divulgar o número de consultas feitas no Gemini todos os dias, o que permitiria ter uma ideia do consumo total de energia do modelo. A realização do estudo contabilizou as fases de cálculo ativo dos modelos de IA para gerar respostas às solicitações dos utilizadores, a energia real consumida pelos 'chips', processadores e centros de dados como um todo, refere. A tecnológica explica que levou em consideração a energia das máquinas inativas, que devem ser alimentadas permanentemente para estarem prontas para lidar com picos de tráfego, os sistemas de refrigeração dos servidores e outras cargas indiretas dos centros de dados. No entanto, estes números não incluem todo o treino dos modelos de IA e devem ser interpretados com cautela, uma vez que o estudo não foi verificado por uma entidade independente, como a própria empresa alerta. A agência de notícias France Presse (AFP) relembra que calcular a pegada ambiental de um modelo de IA é uma tarefa extremamente complexa, pois não existe uma norma global de medição.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela