Secções
Entrar

Christine Lagarde demite-se da direção do FMI

16 de julho de 2019 às 16:55

Prepara-se para assumir a presidência do Banco Central Europeu, caso a sua nomeação seja aceite pelo Parlamento Europeu.

Christine Lagarde, a diretora doFundo Monetário Internacional (FMI), apresentou a demissão esta terça-feira. Lagarde prepara-se para ser a próxima presidente doBanco Central Europeu (BCE)

A demissão entra em vigor a 12 de setembro. Deste modo, o FMI terá que escolher o seu novo líder. 

"Com grande clareza agora no processo da minha nomeação como presidente do Banco Central Europeu e no tempo que levará, tomei esta decisão nos melhores interesses do Fundo", afirmou num comunicado, em que indica que a sua demissão vai acelerar a seleção do seu sucessor. 

A demissão de Lagarde chega duas semanas depois da sua nomeação a 2 de julho para a presidência do BCE. Não se demitiu logo do FMI devido a incerteza sobre se o novo Parlamento Europeu a aprovaria a ela e outras novas lideranças da UE, de acordo com o que disseram fontes à Reuters.

Se a nomeação de Lagarde for aprovada pelo Parlamento Europeu, ela assume a presidência do BCE a 31 de outubro. 

O segundo mandato de Lagarde à frente do FMI só terminava em julho de 2021.

Por seu turno, o Conselho Executivo do FMI indica, numa nota, que com esta decisão de Christine Lagarde irá "iniciar prontamente o processo de seleção do próximo diretor-geral" e dará mais informações "oportunamente".

No comunicado, o Conselho Executivo indica também que tem "a máxima confiança" em David Lipton, que permanece como diretor interino do FMI.

O Conselho Executivo expressa ainda a sua "maior gratidão por tudo" o que Lagarde fez pela instituição, frisando que o "seu legado de feitos deixou uma marca duradoura no Fundo" e acrescentando que, sob a sua direção, "o Fundo ajudou com sucesso os seus membros a enfrentar um conjunto de desafios complexo e sem precedente, incluindo o impacto da crise financeira global e os seus efeitos".

"A sua administração tem sido excecional e estamos gratos pela sua liderança inovadora e visionária", diz o Conselho Executivo do FMI.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela