Secções
Entrar

Cerca de 15% dos pensionistas portugueses em risco de pobreza em 2017

15 de janeiro de 2019 às 13:04

A conclusão é do Eurostat. Um em cada sete pensionistas na União Europeia encontrava-se em risco de pobreza no ano de 2017.

Cerca de 15% dos pensionistas portugueses encontrava-se em risco de pobreza em 2017, um valor ligeiramente acima da média europeia (14,2%), segundo dados hoje divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.

De acordo com o relatório hoje publicado, com dados relativos a 2017, cerca de um em cada sete pensionistas na União Europeia encontrava-se em risco de pobreza, isto é, com um rendimento equivalente abaixo da linha de pobreza definida como 60% do rendimento mediano por adulto equivalente, mas os valores variam entre os 7% em França e os 46% na Estónia.

Portugal encontra-se sensivelmente a meio da tabela, no 15.º posto, com uma taxa de risco de pobreza entre os pensionistas de 15,1%, o que representa ainda assim um recuo de quase um ponto face a 2016 (quando a taxa era de 16%), e uma aproximação à média europeia (cuja taxa subiu de 13,8% em 2016 para 14,2% em 2017).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela