Secções
Entrar

Bruxelas não desiste de "maratona" contra práticas fiscais ilegais

16 de julho de 2020 às 14:32

Comissária europeia para a Concorrência reiterou a sua reação ao acórdão do Tribunal Geral da UE, que anulou a decisão de Bruxelas de exigir à Apple o reembolso à Irlanda de 13 mil milhões de euros de benefícios fiscais por impostos não cobrados.

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, assegurou hoje estar determinada a continuar a "maratona" da luta contra as práticas fiscais ilegais, apesar do revés da véspera no processo contra a Apple.

"Isto não é um 'sprint' e esta maratona tem lugar num terreno acidentado", disse Vestager, questionada sobre o processo numa conferência de imprensa.

A comissária reiterou a sua reação ao acórdão de quarta-feira do Tribunal Geral da União Europeia (UE), que anulou a decisão de Bruxelas de exigir à Apple o reembolso à Irlanda de 13 mil milhões de euros de benefícios fiscais por impostos não cobrados.

"Decidiremos sobre os nossos próximos passos quando tivermos concluído a nossa avaliação da sentença do tribunal da UE", salientou, deixando em aberto a possibilidade de recurso.

O Tribunal Geral da União Europeia (UE) anulou na quarta-feira a multa de 13 mil milhões de euros imposta em 2016 pela Comissão Europeia à gigante tecnológica Apple, por alegados benefícios fiscais ilegais na Irlanda, apoiando a companhia norte-americana.

"O Tribunal Geral anula a decisão impugnada porque a Comissão Europeia não conseguiu provar, segundo a norma jurídica necessária, que existiram benefícios" ilegais, informa a estrutura em nota de imprensa hoje divulgada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela