Secções
Entrar

ANA vai propor mudanças para baixar custos do novo aeroporto

Jornal de Negócios 08 de julho de 2025 às 07:41

A nova proposta será "mais realista" e com um "custo menor", defende o CEO da ANA - Aeroportos de Portugal.

A ANA - Aeroportos de Portugal  vai apresentar uma proposta ao Governo em que altera as especificações mínimas para a construção do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete, que implicará uma redução dos custos da obra, noticia esta terça-feira oECO.

Alcochete, aeroporto

“Vamos apresentar uma proposta mais realista e adaptada às necessidades atuais e com custo menor”, indica ao ECO o presidente-executivo da concessionária, Thierry Ligonnière.

A proposta, que integra o Relatório das Consultas, no âmbito do qual foram ouvidas 45 entidades, será entregue na próxima semana ao Executivo e permitirá cobrar taxas aeroportuárias inferiores às propostas em janeiro pela gestora dos aeroportos nacionais.

Entre as alterações, Ligonnière detalha que "não é preciso ter duas pistas de 4.000 metros. Não é preciso dimensionar todo o aeroporto para receber Airbus A380”.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela