Secções
Entrar

UEFA "desapontada" com decisão apoia Platini

21 de dezembro de 2015 às 15:12

O órgão que regula o futebol europeu apoia o direito que o francês "tem a um processo transparente e a oportunidade de poder limpar o seu nome"

A UEFA mostrou-se esta segunda-feira desapontada pela decisão do Comité de Ética da FIFA em suspender Michel Platini por oito anos, mas lembrou que o presidente do organismo do futebol europeu ainda tem possibilidade de limpar o seu nome.

"Naturalmente, a UEFA está extremamente desapontada com esta decisão, embora ainda seja passível de recurso. Mais uma vez, a UEFA apoia o direito que Michel Platini tem a um processo transparente e a oportunidade de poder limpar o seu nome", lê-se numa pequena nota publicada pelo organismo no seu site oficial.

O suíço Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA, e francês Michel Platini, que lidera a UEFA, foram suspensos por oito anos de toda a actividade ligada ao futebol, anunciou esta segunda-feira o Comité de Ética da FIFA.

Em comunicado, o comité da FIFA, que na semana passada ouviu Joseph Blatter e os advogados de Platini, que se se recusou a comparecer, indica que a sanção "entra imediatamente em vigor" e tem "âmbito nacional e internacional".

Platini, que com esta decisão fica impedido de avançar com a sua candidatura à presidência da FIFA, foi punido com uma multa de 80.000 francos suíços (cerca de 74.000 euros).

Na base das suspensões está o facto de o comité ter considerado que o pagamento de uma verba de dois milhões de francos suíços (cerca de 1,8 milhões de euros) feito pela FIFA, após autorização de Blatter, a Platini "não tem base legal no acordo que ambos fizeram em Agosto de 1999".

Blatter e Platini já estavam suspensos por 90 dias, devido a esta investigação, desde 8 de Outubro, data em que o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso, igualmente por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição.

A decisão do Comité de Ética da FIFA é passível de recurso, tanto de Blatter como de Platini, para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) e para a justiça civil suíça.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela