Secções
Entrar

Tribunal dá razão ao Belenenses no diferendo com a Belenenses SAD: clube pode sonhar com a 1.ª divisão

Record 30 de outubro de 2021 às 12:28

Azuis divulgam decisão judicial que abre as portas do regresso ao futebol profissional.

O Belenenses deu este sábado conta de uma decisão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, que lhe deu razão no diferendo com a Belenenses SAD.

O tribunal "reconhece que o clube já não é acionista da B SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida".

Por isso, segundo o comunicado divulgado pelos azuis do Restelo, "nada impede o clube de constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional".

Leia o comunicado na íntegra:
"Como na altura foi informado, prosseguindo a sua compulsão litigante, a B SAD em 2018 intentou uma ação contra o Clube de Futebol 'Os Belenenses', no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, em que apresentava diversos pedidos que procuravam ligar perpetuamente o Clube à B SAD, impedindo o Clube para todo o sempre de chegar às competições profissionais, impedindo o Clube de constituir nova SAD ou SDUQ e de seguir o seu caminho desde a última divisão distrital até à I Divisão Nacional, baseado no mérito desportivo. 

Ontem, o Clube foi notificado da Sentença final onde o Tribunal:

Reconhece que o Clube já não é acionista da B SAD, porque a venda da participação social que detinha foi válida.

Afirma que o nexo identitário entre a B SAD e o Clube já se quebrou definitivamente.

Decide que o Clube já não é o clube fundador da B SAD.

Decide que a B SAD já não é a sociedade desportiva de futebol do Clube.

Decide que o Clube não está condenado a apenas participar nas competições desportivas de futebol profissional através da B SAD.  

Decide que nada impede o Clube de constituir uma nova sociedade desportiva para competir no futebol profissional, assim consiga o mérito desportivo para lá chegar.

Ainda de acordo com a sentença a utilização pela B SAD do nome Belenenses induz em erro os destinatários sobre a identidade e natureza da SAD e configura concorrência desleal.

As pretensões da BSAD contra o Clube foram desatendidas em toda a linha, de tal forma que foi a BSAD quem foi condenada a pagar todas as custas.

A Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses" sempre esperou por esta decisão, que confirma as teses defendidas pelo Clube, que é de inteira justiça e que não surpreende porque corresponde à leitura correta da lei e dos factos.

A Direção do Clube de Futebol "Os Belenenses" continuará a executar as decisões dos sócios tomadas em Assembleia Geral, a defender o projeto desportivo e o património material e imaterial do Clube, instituição de utilidade pública fundada em 1919, num banco de jardim da Praça Afonso de Albuquerque.

Com a Certeza de Vencer!"

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela