Secções
Entrar

Taarabt retido num hotel com a seleção de Marrocos após tentativa de golpe de estado em Conacri

Record 05 de setembro de 2021 às 17:25

Federação marroquina garante que a equipa, da qual faz parte o jogador do Benfica, está "segura" e que a evacução já está a ser preparada.

A seleção de futebol de Marrocos, onde se encontra o benfiquista Adel Taarabt, está em segurança em Conacri, onde deve enfrentar na segunda-feira a Guiné-Conacri, em jogo de qualificação para o Mundial2022, perante uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos militares locais.

Miguel Barreira 

"A equipa está segura e alojada num hotel que se localiza um pouco longe da zona de tensão. As autoridades marroquinas estão a trabalhar para evacuar a equipa hoje. Um avião já está no aeroporto para essa operação", partilhou Mohamed Makrouf, um funcionário da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF), à agência francesa AFP.

Tiros de armas automáticas foram ouvidos esta manhã no centro de Conacri, onde estão localizados o palácio presidencial, as instituições e os escritórios comerciais, tendo sido visíveis muitos soldados nas ruas, de acordo com relatos de várias testemunhas à AFP.


As forças especiais da Guiné-Conacri afirmaram hoje ter capturado o presidente Alpha Condé, dissolvido as instituições e o Governo e encerrado as fronteiras, num vídeo enviado à AFP, enquanto o Ministério da Defesa diz ter repelido a tentativa de golpe.

Nos últimos meses, a Guiné-Conacri, país da África Ocidental que faz fronteira com a Guiné-Bissau e é um dos mais pobres do mundo, apesar de ter consideráveis recursos, encara uma profunda crise política e económica, agravada pela pandemia de covid-19.

O presidente Alpha Condé, de 83 anos, foi reeleito no ano passado para um terceiro mandato, considerado inconstitucional pela oposição, gerando meses de tensão e dezenas de mortes num país acostumado a confrontos políticos sangrentos.

A tentativa de golpe de Estado coloca em dúvida a realização do jogo entre Guiné e Marrocos, na segunda-feira, às 17:00, no Estádio Général Lansana Conté, em Conacri, da segunda jornada do grupo I da zona africana de qualificação para o Mundial2022.

A Confederação Africana de Futebol e a FIFA ainda não se pronunciaram sobre um possível adiamento do jogo, no qual deveria estar o marroquino Adel Taarabt (Benfica).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela