Secções
Entrar

Peniche vai ajudar a definir campeão do Mundo de surf

17 de outubro de 2016 às 12:04

A etapa lusa antecede o Billabong Pipe Masters e vai arrancar com a lycra amarela na posse de John John Florence, que tem 2.700 pontos de vantagem sobre o campeão do Mundo de 2014

A etapa portuguesa do circuito mundial de surf, a disputar em Peniche, entre terça-feira e 29 de Outubro, vai ajudar a definir o campeão do Mundo, numa prova com doiswild-cards portugueses. Frederico Morais e Miguel Blanco, convidados pelos patrocinadores da prova, vão entrar em competição frente aos dois primeiros do ranking, casos do havaiano John John Florence e o brasileiro Gabriel Medina.

Nas suas primeiras baterias no Meo Rip Curl Pro, quinta e sexta do alinhamento, Morais vai bater-se ainda com o norte-americano Conner Coffin e o estreante Blanco com o brasileiro Jadson André.

O melhor desempenho luso na etapa portuguesa foi obtido por Vasco Ribeiro, no ano passado, quando terminou a competição no terceiro lugar, após perder nas meias-finais perante o brasileiro Ítalo Ferreira.

Em 2015, Kikas foi eliminado nos quartos-de-final, pelo norte-americano Brett Simpson, depois de ter perdido na terceira ronda em 2013, "caindo" perante o sul-africano Jordy Smith, depois de ter eliminado o histórico Kelly Slater na repescagem.

A etapa lusa, 10ª e penúltima do ano, antecede o Billabong Pipe Masters e vai arrancar com a lycra amarela, símbolo da liderança do circuito, na posse de John John Florence, "presa" por 2.700 pontos sobre o campeão do Mundo de 2014.

Mais distantes, mas ainda com ambições chegam o australiano Matt Wilkinson, dominador da primeira fase da temporada, o sul-africano Jordy Smith e o norte-americano Kolohe Andino.

As vitórias nas primeiras oito etapas fazem antever uma competição apertada, uma vez que apenas Wilkinson "bisou", Medina, Florence e Smith triunfaram uma vez, assim como os veteranos Mick Fanning e Kelly Slater, antes do surpreendente sucesso do havaiano Keanu Asing em França, na oitava paragem.

Apesar do oitavo lugar no circuito, Slater vai iniciar a defesa do seu estatuto de 11 vezes campeão do mundo frente aos australianos Stuart Kennedy e Matt Banting, numa prova em que está ausente Fanning, vencedor da etapa portuguesa em 2009 e 2014, devido à pausa que decidiu fazer na sua carreira.

Além dos embates com portugueses, destaque ainda para a estreia em competição dos brasileiros Adriano de Souza, atual campeão do mundo, frente ao compatriota Caio Ibelli e ao australiano Jack Freeston e de Filipe Toledo, campeão em 2015 nas ondas lusas, frente ao compatriota Wiggolly Dantas e o australiano Adam Melling.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela