Secções
Entrar

Paulo Gonçalves favorito no arranque do Dakar

02 de janeiro de 2016 às 15:15

O actual vice-campeão vai tentar tornar-se o primeiro português a vencer a mítica prova

A 38.ª edição do Rali Dakar, oitava consecutiva na América do Sul, arranca, este sábado, com o motard Paulo Gonçalves (Honda), vice-campeão, a tentar tornar-se o primeiro português a vencer a emblemática prova de todo-o-terreno.

Com a reforma do espanhol Marc Coma, agora director do Dakar, e a passagem do francês Cyril Despres para os carros, Gonçalves deixou de ter a oposição dos pilotos que dominaram a última década e aparece na Argentina e na Bolívia como um dos favoritos à partida para os 15 dias de prova, que vão ligar Buenos Aires a Rosario e que arrancam com um curto prólogo para determinar a ordem da primeira etapa.

Com Gonçalves e o espanhol Joan Barreda, a Honda tem este ano uma excelente oportunidade do por fim a um domínio de 14 anos da KTM, que deposita as suas esperanças no australiano Toby Price, terceiro classificado na última edição, no britânico Sam Sunderland e no espanhol Jordi Viladoms.

Nas motas, Portugal vai contar ainda com Hélder Rodrigues (Yamaha), terceiro em 2011 e 2013, Rúben Faria (Husqvama), vice-campeão em 2013, Mário Patrão (KTM) e Pedro Biachi Prata (Honda).

Nos carros, Carlos Sousa, em Mitsubishi, volta a ser o único piloto português, naquela que será a sua 15.ª participação num prova em que alcançou o quarto lugar em 2003 e o quinto em 2001 e 2002.

Vencedor da última edição, Nasser Al-Attiyah (Mini) volta a encabeçar a lista de favoritos, mas o sul-africano Giniel De Villiers (Toyota), campeão em 2009, o francês Stephane Peterhansel (Peugeot), cinco vezes vencedor, o espanhol Carlos Sainz (Peugeot), vencedor em 2010, e o também espanhol Nani Roma (Mini), vencedor em 2014, prometem igualmente lutar pelo triunfo.

A oitava edição da prova em solo sul-americano vai percorrer um total de 9.300 quilómetros, dos quais 4.700 a 4.800 cronometrados, até à chegada a Rosário, no dia 16, mas sem passagem por alguns locais emblemáticos, no Chile e no Peru.

No total, estão 354 pilotos inscritos, 143 em motos, 110 em carros, 55 em camiões e 46 em quads.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela