Secções
Entrar

Patrícia Mamona e Susana Costa na final do triplo salto nos Europeus

01 de março de 2019 às 15:03

Susana Costa conseguiu a qualificação logo no primeiro salto, Mamona teve de esperar pelo último para chegar à final em pista coberta, na competição a realizar-se na Escócia.

As portuguesas Susana Costa, com melhor marca pessoal em pista coberta, e Patrícia Mamona, detentora do título, passaram hoje à final do triplo salto dos Campeonatos Europeus de atletismo em pista coberta, que decorrem Glasgow, Escócia.

Susana Costa, da Academia Fernanda Ribeiro, surgiu muito forte e arrancou o concurso com 14,28 metros - acima da marca de qualificação direta, fixada em 14,20 -, parando aí o seu esforço, para iniciar a recuperação para a final de domingo.

"Não esperava a qualificação logo no primeiro salto, mas sei que estou bem. Esta é uma marca que eu já esperava há algum tempo, mas estava com algumas dificuldades técnicas no princípio da época. Com tempo, fui-me sentindo bem e melhorando", afirmou a atleta, que conseguiu a segunda marca da sessão.

Como ela, conseguiram o apuramento direto a ucraniana Olha Saladukha (14,40) e a grega Paraskehvi Papahristou (14,28), medalha de bronze nos Europeus de há dois anos.

Com espera mais prolongada ficou Patrícia Mamona, campeã em título, que assegurou o apuramento com 14,11 metros no último salto - que lhe deu o quinto lugar da qualificação -, depois de ter feito um nulo e ter saltado 13,86, que já a deixaria apurada, mas na última posição.

"Primeiro objetivo conseguido, foi no último salto, mas eu já me sentia bem no início da competição. O nulo foi por muito pouco e acusei um pouco a pressão. Tentei marcar, foi o que fiz no segundo, mas não estava segura, e no último foi mesmo seguir mais rápido, apesar de ter medo de fazer nulo e mal toquei na tábua", referiu a atleta.

Na final, marcada para domingo, o os seis saltos a que cada uma das oito finalistas tem direito, alarga a margem de erro. "Para mim é a parte mais fixe, mais engraçada, pois todas temos esses saltos e é para arriscar, que aí ninguém tem medo de fazer nulos", concluiu a atleta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela