Secções
Entrar

Open da Austrália: Osaka ganha segundo major consecutivo e é número 1 mundial

26 de janeiro de 2019 às 14:15

Nipónica iguala feito da norte-americana Serena Williams, alcançado em 2015.

A japonesaNaomi Osakaconquistou este sábado, pela primeira vez na carreira, o título do Open da Austrália, ao bater na final a checa Petra Kvitova, e tornou-se na primeira tenista asiática a assumir a liderança do ranking mundial.

A jovem nipónica, de 21 anos, superou a checa, de 28, na discussão pelo título em Melbourne Park em trêssets, pelos parciais de 7-6 (7-2), 5-7 e 6-4, em pouco menos de duas horas e 30 minutos.

Apesar do encontro agressivo e equilibrado, Petra Kvitova, que chegou a salvar trêsmatch pointsna segunda partida para levar a discussão do título a terceiroset, ainda igualou os 33winnersda adversária, mas cometeu mais erros não forçados (39-33) e acabou por ceder o troféu àquela que acabou por ascender do quarto lugar ao topo do ranking WTA.

"É incrível, nem consigo acreditar que voltei a jogar uma final de um Grand Slam. Ela jogou muito bem. Muitos parabéns à Naomi pela forma como jogou e por ser número 1 do mundo", reconheceu a checa e nova número 2 da hierarquia, mostrando-se "muito feliz" por ter voltado a jogar uma final, desde a vitória em Wimbledon, em 2014, após ter sido submetida a uma cirurgia de reconstrução da mão esquerda na sequência de um assalto à sua casa, em dezembro de 2016.

Já a japonesa, que embolou um prémio de 3,5 milhões de euros, não foi capaz de esconder a admiração pela adversária: "Sempre desejei jogar contigo, passaste por tanto...Parabéns a ti e à tua equipa, és realmente fantástica e sinto-me verdadeiramente honrada por ter jogado contigo uma final de um Grand Slam".

Consumada a vitória, Naomi Osaka, que havia fechado 2018 com o triunfo no US Open, tornou-se ainda a primeira tenista a conquistar os dois primeiros títulos do Grand Slam de forma consecutiva desde a norte-americana Jennifer Capriati, no Open da Austrália e Roland Garros, em 2001.

A última jogadora a vencer dois majors seguidos havia sido a norte-americana Serena Williams, em 2015.

Com a vitória na 107.ª edição do Open da Austrália, a jovem japonesa soma agora três títulos na carreira, após os sucessos em Indian Wells e US Open na última temporada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela