Secções
Entrar

Norte-americano Alex Honnold escala sem ajudas arranha-céus mais alto de Taiwan

Lusa 25 de janeiro de 2026 às 10:42

Venceu o edifício de cerca de 508 metros de altura, após uma hora e meia de esforço.

O norte-americano Alex Honnold escalou este domingo sem qualquer dispositivo de segurança o edifício Taipei 101, o arranha-céus mais alto de Taiwan e um dos maiores do mundo, perante o olhar de centenas de curiosos.
Alex Honnold escalou um arranha-céus em Taiwan AP
O especialista em desafios de escalada livre, em que uma queda é frequentemente sinónimo de morte, venceu o edifício de cerca de 508 metros de altura, após uma hora e meia de esforço, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP). Honnold, 40 anos, ergueu os braços ao chegar ao topo da torre, num desempenho transmitido em direto pela plataforma Netflix que atraiu centenas de jornalistas e fãs. "Que vista incrível, que dia maravilhoso", afirmou após a subida, citado pela agência norte-americana The Associated Press (AP). "Estava muito vento, então eu pensava: não caias da torre. Tentava manter o equilíbrio. Mas era uma posição incrível, uma maneira maravilhosa de ver Taipé", acrescentou. A subida estava prevista para a manhã de sábado, mas foi adiada 24 horas devido ao mau tempo. O escalador norte-americano já tinha protagonizado outros feitos semelhantes, destacando-se a ascensão do famoso El Capitan, no parque de Yosemite, em 2017. Esse feito foi o tema central do filme "Free Solo", galardoado com o Óscar de melhor documentário em 2019.
Antes de iniciar a subida de hoje, Honnold descreveu o desafio como a "maior escalada urbana livre a solo alguma vez vista". Num vídeo promocional, o atleta afirmou ser um "sonho de vida" escalar um arranha-céus "sem cordas, sem equipamento". "Apenas eu e o edifício", assinalou. Vestido com uma camisola vermelha e sapatos de escalada amarelos feitos à medida, o norte-americano subiu com fluidez os 101 andares de vidro e aço. Chegou mesmo a interagir com os espetadores que o acompanhavam a partir da plataforma de observação no 89.º andar. A presidente do Taipei 101, Janet Chia, congratulou-se com a adesão do público, notando que muitos curiosos viajaram de Singapura e Hong Kong para assistir ao evento, que considerou épico. Alex Honnold tornou-se o primeiro a vencer o Taipei 101 sem cordas ou redes de segurança. Em 2004, o francês Alain Robert, conhecido como o "Homem-Aranha francês", já tinha escalado a torre, mas utilizou cordas de segurança devido à chuva que se fazia sentir na altura.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima