Secções
Entrar

Morreu ex-presidente da UEFA Lennart Johansson

05 de junho de 2019 às 08:16

O sueco, antigo presidente da UEFA entre 1990 e 2007, morreu aos 89 anos, anunciou a Federação sueca de futebol.

O sueco Lennart Johansson, antigo presidente daUEFAentre 1990 e 2007, morreu esta quarta-feira aos 89 anos, anunciou a Federação sueca de futebol.

Em comunicado, a federação indicou queLennart Johanssonmorreu hoje aos 89 anos após "uma curta doença".

"O futebol sueco está de luto. Lennart Johansson morreu. Os nossos pensamentos vão para a família e para os mais próximos", referiu a federação.

Na nota, o presidente da federação sueca, Karl-Erik Nilsson salientou que Johansson foi "o mais importante líder internacional de futebol sueco".

Lennart Johansson, nascido em Bromma (Estocolmo) em 1929, iniciou a sua carreira como funcionário do AIK, na secção 'bandy', uma espécie de hóquei no gelo mas com baliza e campos maiores, de onde mais tarde foi para o futebol e do qual fez parte durante três décadas.

Johansson foi presidente da Associação dos Clubes Profissionais Suecos (1984-1991) e liderou a Federação Sueca de Futebol (1985-1990), a partir da qual acedeu à liderança do futebol europeu e mundial.

Durante o tempo em que esteve ao comando da UEFA, Johansson manteve uma disputa com o suíço Sepp Blatter.

Depois de perder as eleições para ser reeleito como presidente da UEFA em 2007 contra o francês Michel Platini, regressou à Suécia para se concentrar inicialmente na promoção do "bandy", o desporto em que iniciou a sua carreira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela