Secções
Entrar

João Sousa cai frente a Djokovic nos oitavos do US Open

03 de setembro de 2018 às 21:25

O sérvio levou a melhor sobre o tenista vimaranense com os parciais de 6-3, 6-4 e 6-3. Esta é, no entanto, a melhor prestação de um português em torneios do Grand Slam.

O sérvio Novak Djokovic venceu esta segunda-feira o português João Sousa nos oitavos-de-final do Open dos Estados Unidos.

1 de 4
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Num encontro que durou pouco mais de duas horas, "Nole" levou a melhor sobre o vimaranense pelos parciais de 6-3, 6-4 e 6-3. No encontro, o bicampeão do US open (20011 e 2015) e sexto da hierarquia ATP, que chegou a pedir assistência médica no final do segundo 'set', assinou nove ases, 23 'winners' e apenas 18 erros não forçados, contra os quatro ases, 21 'winners', 28 erros não forçados e cinco duplas faltas de Sousa, para aumentar para cinco o número de vitórias no confronto directo.

Apesar da despedida de Nova Iorque, onde desta vez 'arrancou' dez jogos àquele que é apontado como um dos principais favoritos ao título nova-iorquino face aos quatro jogos alcançados em 2013, João Sousa obteve mais um feito inédito para o ténis nacional, após a conquista de três títulos ATP (Kuala Lumpur, Valência e Estoril Open), e o regresso ao top-50 da hierarquia ATP.

Agora, o antigo nº1 do ranking ATP e actual sexto, fica à espera do adversário a enfrentar nos quartos-de-final da competição, um encontro a disputar-se entre o australiano John Millman, e um dos seus eternos rivais, o suíço Roger Federer.

Do outro lado, João Sousa sai de Flushing Meadows com a melhor prestação de sempre de um português nos torneios Major de ténis. Com a presença nos oitavos de final do major norte-americano, o minhoto de 29 anos sobe virtualmente à 49.ª posição do 'ranking' mundial e embolsa um prémio de cerca de 230 mil euros, além dos 12 mil euros arrecadados com a presença na segunda ronda da competição de pares ao lado de Leonardo Mayer, graças à vitória sobre os primeiros cabeças de série Oliver Marach e Mate Pavic.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela