Secções
Entrar

Galatasaray suspenso por não cumprir fair play financeiro

02 de março de 2016 às 16:28

O clube fica impedido de disputar, durante uma temporada, as competições europeias

O Galatasaray vai ficar impedido de disputar as competições europeias de futebol por uma temporada, sanção a cumprir nas próximas duas épocas, por ter falhado no cumprimento do acordo defair playfinanceiro, anunciou esta quarta-feira a UEFA.

"O painel de controlo financeiro de clubes da UEFA anunciou hoje ter excluído o Galatasaray da competição da UEFA para a qual se qualifique numa das próximas duas épocas (ou seja, 2016/17 ou 2017/18). Esta decisão foi tomada após o Galatasaray não ter cumprido os termos do acordo de solução assumido em maio de 2014", lê-se no comunicado da UEFA.

A UEFA impôs ainda ao emblema turco com mais títulos de campeão (20) que "limite o custo global de despesas aos lucros com jogadores em cada um dos períodos de referência (um deles a terminar em 2016 e outro em 2017)".

Após 23 jornadas, o Galatasaray ocupa o quinto lugar da Liga turca, com 37 pontos, menos 16 do que o líder Fenerbahçe, treinado pelo português Vítor Pereira, e foi eliminado pelos italianos da Lazio nos 16 avos da Liga Europa.

A nível europeu, o actual campeão turco já venceu uma Taça UEFA, em 1999/2000, impondo-se nas grandes penalidades aos ingleses do Arsenal (4-1, após 0-0 no tempo regulamentar), e uma Supertaça, em 2000, com dois golos do brasileiro Mário Jardel no triunfo por 2-1 após prolongamento diante dos espanhóis do Real Madrid, que contava com o luso Luís Figo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela