Secções
Entrar

Covid-19: Turquia, Croácia e Bulgária vão recomeçar os seus campeonatos

06 de maio de 2020 às 19:50

Todos os jogos vão ter lugar à porta fechada, já decidiram as autoridades desportivas locais.

Os campeonatos principais de futebol da Turquia, da Croácia e da Bulgária vão ser retomados no final de maio e início de junho, após a suspensão, por causa da pandemia decovid-19.

No caso da I Liga turca, o regresso do futebol está previsto para 12 de junho e o final da competição para finais de julho, segundo o presidente da Federação turca, Nihat Ozdemir, que apontou ainda a realização da final da Liga dos Campeões em Istambul para o mês de agosto.

Os jogos na Turquia serão disputados à porta fechada e o Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes dos seus conselheiros científicos, já definiu as regras e os procedimentos que os clubes estão obrigados a adotar para que os jogos se possam realizar.

"Terminaremos a I Liga em julho e em agosto acolheremos a final da Liga dos Campeões Europeus. O objetivo é acabar a temporada em 26 de julho, jogando em sete fins de semana, com uma jornada a meio da semana", disse o dirigente.

O Ministro da Saúde turco chegou a afirmar que o seu ministério não interveio na decisão da Federação de reiniciar os jogos da I Liga, sugerindo um desentendimento entre o Governo e o organismo que gere o futebol acerca desta questão.

"A federação tomou a decisão por sua própria iniciativa, logo a responsabilidade recai sobre ela", disse Fahrettin Koca, Ministro da Saúde, à imprensa.

A Turquia, que regista neste momento 3.580 mortos por covid-19 e 131.734 infetados, suspendeu as suas Ligas de futebol, basquetebol e voleibol em 20 de março, poucos dias após a primeira morte no país por covid-19 ter sido anunciada oficialmente.

Já a Croácia planeia retomar a competição a 30 de maio com jogos da Taça da Croácia, a que se seguirão os jogos da I Liga a 06 de junho, sem público, anunciou hoje a Federação de futebol.

O Rijeka e o Osijek defrontar-se-ão a 30 de maio na primeira meia-final da Taça, e no dia seguinte estarão frente a frente o Slaven Belupo e Lokomotiv na outra meia-final, estando a final programada para o primeiro dia de agosto.

Quando a I Liga croata foi suspensa, era liderada pelo Dínamo de Zagreb, com 65 pontos, seguido do Rijeka, com 47, e do Lokomotiv, com 46.

A Federação croata comprometeu-se a adotar as medidas necessárias para proteger a saúde dos jogadores e restantes participantes na organização dos jogos, tendo essas medidas de ser fiscalizadas pela Proteção Civil de acordo com as recomendações do Instituto de Saúde Pública.

Quanto à Bulgária, o seu Ministro dos Desportos, Krasen Kralev, revelou que o plano passa por retomar a I Liga, que foi suspensa a 13 de março, entre 05 e 12 de junho, podendo os clubes iniciar os treinos a partir de 15 do corrente mês.

Kralev acrescentou que os jogos decorrerão à porta fechada e que só terão acesso aos mesmos os futebolistas, treinadores e restante pessoal médico e de apoio, além de jornalistas e polícias.

A I Liga búlgara é liderada pelo Ludogorets, que é detentor do título há oito épocas consecutivas, com 55 pontos, seguido do Lokomotiv, do Levski e do CSKA de Sófia, todos com 46 pontos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela