Secções
Entrar

Casa de assistente do VAR grego atacada, árbitros do país marcam greve

23 de dezembro de 2019 às 22:53

Ninguém ficou ferido no ataque. Atacantes partiram uma janela e atiraram uma tocha luminosa para o interior da casa do árbitro assistente.

A Federação Grega de Futebol condenou hoje o ataque à casa de um árbitro assistente do vídeoárbitro (VAR), apenas algumas horas depois de uma decisão controversa durante o jogo Volos-Olympiacos, para a Liga grega.

Segundo foi revelado, ninguém ficou ferido no ataque, tendo a polícia referido que os atacantes partiram uma janela e atiraram uma tocha luminosa para o interior da casa do árbitro assistente do VAR, apenas algumas horas depois de a equipa orientada por Pedro Martins ter empatado 0-0 em casa do Volos, num jogo em que saiu com queixas da equipa de arbitragem e do VAR.

Este ataque já levou a uma reação por parte dos árbitros gregos, que anunciaram hoje uma greve para o fim de semana de 04 e 05 de janeiro, como forma de protesto contra os novos ataques que alegam têm vindo a ser vítimas.

Inicialmente prevista para 11 e 12 de janeiro, a greve foi antecipada uma semana devido aos incidentes de domingo à noite. Logo após o jogo em Volos, alguns adeptos deslocaram-se para o exterior da casa de um dos árbitros para o intimidar.

"A nossa paciência terminou", afirmam os árbitros, que reclamam "respeito e compreensão" no exercício da sua atividade e o fim das intimidações e das críticas repetidas por parte dos clubes.

Após o jogo, o Olympiacos criticou a "má arbitragem", tendo ainda apresentado uma queixa contra os cinco árbitros da partida, acusando-os de corrupção.

O clube do Piréu contactou ainda a UEFA e a FIFA, alegando uma "alteração deliberada e com uma precisão cirúrgica do resultado do jogo, no qual o VAR foi utilizado".

Embora a Federação grega tenha declarado que "condena firmemente o novo ataque, do tipo mafioso, contra um árbitro da Superliga", anunciou também ter suspendido os cinco árbitros, dois do terreno de jogo e três do VAR, enquanto aguarda pelo fim do inquérito entretanto instaurado.

"A introdução do VAR neste jogo sem dúvida que não correspondeu às expectativas", indicou aquela federação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela