Secções
Entrar

Belenenses SAD pede repetição do jogo com o Benfica

Diogo Camilo 29 de novembro de 2021 às 16:17

Clube apoia-se no regulamento que refere que um jogo dado por terminado por inferioridade numérica de uma das equipas não ser homologado e pede uma nova data para o B SAD - Benfica.

A Belenenses SAD pediu esta segunda-feira a repetição do encontro de sábado frente ao Benfica, referente à 12.ª jornada da Primeira Liga, interrompido aos 48 minutos, considerando que a Liga Portugal não pode homologar o resultado de 70 em que terminou a partida "por inferioridade numérica" dos jogadores do Belenenses, após um surto de covid-19 no plantel.

Citando o "Regulamento das Competições", aponta que o árbitro deu "(…) o jogo por terminado por inferioridade numérica da equipa visitada, no decorrer do minuto 3 do 2º tempo, (…)" e que, segundo o artigo nº. 45, "quando o jogo tiver sido dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, o resultado que o mesmo registe não será homologado, sendo designado novo jogo pela Liga Portugal, salvo nos casos expressamente previstos nos regulamentos", considerando que "os regulamentos não preveem expressamente o caso de um jogo ser dado por findo pelo árbitro antes do termo do seu tempo regulamentar, ou seja, não preveem o que deve acontecer nesse caso".

Assim, a Belenenses SAD pede à Liga Portugal que não certifique o resultado de 7-0 registado no final da primeira parte da partida, em que o clube jogou apenas com nove jogadores, "devendo designar novo jogo" e "ficando a Belenenses SAD disponível para acertar a data do novo jogo nos termos dos regulamentos e dos calendários de ambas as equipas".

No domingo, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou que vai avançar com uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação (FPF), para apurar eventuais responsabilidades face à situação. 
Depois de terem entrado com apenas nove jogadores para o início da partida da 12.ª jornada, os "azuis" recomeçaram com apenas sete após o intervalo, com a lesão de um elemento a obrigar ao fim do encontro.

B SAD Lusa

Mais tarde, a Direção-Geral da Saúde veio demarcar-se do caso, frisando que, juntamente com a autoridade de saúde local, não se pronuncia sobre realização de encontros de futebol.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela