Secções
Entrar

Árbitros desafiam FC Porto a revelar dados sobre acusações de corrupção

07 de junho de 2017 às 22:45

O director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, acusou o Benfica de corrupção, revelando uma alegada troca de emails entre Pedro Guerra e o ex-árbitro Adão Mendes

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) desafiou o FC Porto a apresentar "às instâncias competentes" dados sobre as acusações de corrupção envolvendo o Benfica.

"Se existe alguma veracidade nas graves acusações que fazem, devem, para bem do futebol, apresentar esses dados às instâncias competentes, PJ e MP, se é apenas mais uma diversão, então condene-se e penalize-se estes comportamentos de uma vez por todas", pode ler-se, em comunicado.

O director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, acusou, noPorto Canal, o Benfica de corrupção, revelando uma alegada troca deemailsentre Pedro Guerra, comentador da Benfica TV, e Adão Mendes, ex-árbitro, na época 2013/14.

"As declarações feitas são graves e não devem deixar de ser analisadas e investigadas desde a sua veracidade à intencionalidade, para bem da transparência do futebol. A APAF, tal como em casos anteriores, quer o prestigio da classe e do futebol e, para tal, irá tomar as ações e diligências necessárias para apuramento da verdade e não poderá deixar uma vez mais cair por terra mais este episódio detrator do nosso futebol", acrescentam.

De resto, a APAF adianta que irá "apresentar queixa" das declarações, "afim de provarem a sua veracidade".

O Ministério Público (MP) confirmou hoje ter recebido uma denúncia anónima em que o Benfica é acusado de corrupção, tendo a mesma sido encaminhada para o DIAP de Lisboa com vista a instauração de inquérito.

Entretanto, na sua página oficial, o Benfica "repudia e desmente de forma veemente as falsas e absurdas insinuações do director de comunicação do FC Porto", acrescentando ir avançar "com um processo crime por difamação e outros processos que se justifiquem".

Para os "encarnados", as acusações do FC Porto visam "desviar as atenções da crise e graves problemas por que passam outras instituições".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela