Secções
Entrar

Antigo treinador do Benfica Ronald Koeman hospitalizado com problema cardíaco

03 de maio de 2020 às 21:36

Koeman, de 57 anos, foi submetido a um cateterismo e encontra-se estável graças à rápida intervenção do corpo clínico do hospital.

O antigo treinador do Benfica e atual selecionador holandês de futebol, Ronald Koeman, foi hoje transportado a um hospital de Amesterdão devido a um problema cardíaco, informou o jornal holandês De Telegraaf, citando fontes da família do técnico.

Koeman, de 57 anos, foi submetido a um cateterismo e encontra-se estável graças à rápida intervenção do corpo clínico do hospital, revelou o diário holandês, adiantando ainda que o técnico deve ter alta na segunda-feira.

O atual selecionador dos Países Baixos sentiu fortes dores no peito após um treino de bicicleta, razão pela qual foi internado ao início da tarde de hoje para ser sujeito a um cateterismo, que é um procedimento utilizado para libertar a artéria que esteja demasiado estreita ou bloqueada através da implantação nesta de uma prótese intravascular.

O Benfica foi um dos clubes treinados por Koeman, na época 2005/06, tendo ficado em terceiro lugar no campeonato português e qualificado a equipa 'encarnada' para os quartos de final da Liga dos Campeões Europeus, fase em que seria eliminada pelo FC Barcelona, que se sagraria campeão europeu nessa temporada.

O ponto alto do excelente desempenho do Benfica nessa edição da Liga dos Campeões foi a eliminação do Liverpool, então orientado pelo espanhol Rafael Benítez e campeão europeu em título, nos oitavos de final, eliminação que começou com um triunfo no estádio da Luz por 1-0, graças a um golo de Luisão, e acabou com outro, em pleno Anfield Road, por 2-0, com golos de Simão Sabrosa e do avançado italiano Fabrizio Micolli.

Antes na fase de grupos, o conjunto 'encarnado' também tinha deixado pelo caminho o Manchester United, ao bater na Luz o conjunto de Cristiano Ronaldo por 2-1, na sexta jornada.

Como treinador, Koeman conquistou três campeonatos dos Países Baixos, dois pelo Ajax (2001/02 e 2003/04) e um pelo PSV Eindhoven (2006/07), uma taça dos Países Baixos, pelo Ajax, a Supertaça Cândido de Oliveira, pelo Benfica, em Portugal, em 2005/06, e uma Taça do Rei, pelo Valência (2007/08).

Koeman orientou ainda clubes como o Vitesse, o AZ Alkmaar e o Feyenoord, dos Países Baixos, e o Southampton e o Everton, de Inglaterra.

Após o fracasso da seleção dos Países Baixos, que não se apurou para o Euro2016 e para o Mundial2018, Koeman assumiu o comando da formação 'laranja' em 06 de janeiro de 2018 e qualificou-a para a fase final do Euro2020, adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus, sendo ainda finalista da Liga das Nações, apenas derrotado na final pelo anfitrião Portugal (1-0).

Como jogador, Ronald Koeman iniciou-se no Groningen e três anos depois foi contratado pelo maior clube do país, o Ajax, cuja camisola envergou durante três épocas, tendo conquistando o campeonato dos Países Baixos em 1985 e a Taça em 1986, ano em que se transferiu para o PSV, então a terceira equipa do país em títulos.

Em Eindhoven, viveu alguns dos melhores momentos na carreira de futebolista, ao conquistar o 'tri-campeonato', além de um 'bi' na Taça dos Países Baixos em 1988 e 1989 e o mais importante, o primeiro e único título do PSV na Taça dos Campeões Europeus, em 1988, em Estugarda, justamente frente ao Benfica, orientado por Toni, numa final decidida dos penáltis.

O seu excelente desempenho no PSV chamou a atenção do seu compatriota Johan Cruijff, que treinava o FC Barcelona, onde ingressou em 1989, tendo tido um papel importante no renascimento do clube em declínio há décadas.

Pelo Barça conquistou um tetracampeonato e tornou-se num dos pilares do chamado 'dream team', e apesar de jogar na posição de central, conseguiu a incrível marca de 87 golos em 264 jogos no campeonato espanhol, mas o mais importante que marcou foi o único golo da final da Taça dos Campeões Europeus, frente aos italianos da Sampdoria, a primeira da história do clube catalão.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela