Secções
Entrar

Regiões de turismo reforçam estratégia de promoção

06 de outubro de 2025 às 17:45

Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão apostam na promoção internacional conjunta de produtos turísticos.

As aldeias históricas, a gastronomia, o enoturismo, os Caminhos de Santiago e o turismo de natureza são mais valias para a Região de Turismo Centro de Portugal, para o Porto e Norte de Portugal e para Castela e Leão. As três entidades acordaram, o reforço da sua estratégia de cooperação transfronteiriça, com vista à sua afirmação como uma plataforma de destino turístico internacional. O encontro juntou os responsáveis máximos do turismo nas três regiões: Rui Ventura (Turismo Centro de Portugal), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte de Portugal) e Ángel González Pieras (Junta de Castela e Leão).
A reunião teve como objetivo definir os próximos passos para o desenvolvimento de uma estratégia conjunta, assente na estruturação e promoção de produtos turísticos que refletem a identidade partilhada entre os três territórios. Entre os exemplos destacados estão as fortalezas e fortificações da fronteira, as aldeias e vilas históricas, a gastronomia e o enoturismo, os rios Douro e Côa, o termalismo, o turismo de natureza e o ecoturismo.
A valorização dos Caminhos de Santiago foi outro dos temas centrais, com realce para o Caminho de Torres, que liga Salamanca a Santiago de Compostela. Foi ainda proposta a criação de um festival anual itinerante, alternando entre Portugal e Espanha, para celebrar a música, a cultura e a gastronomia ibéricas.
No final da reunião – em que participaram também as diretoras da Turismo Centro de Portugal, Sílvia Ribau e Cátia Aldeagas, o diretor do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Marco Sousa, e Fernando Rodríguez, da Junta de Castela e Leão – foi decidido criar um grupo de trabalho técnico com representantes das três entidades, que passarão a reunir-se de forma periódica.
"A maior plataforma ibérica de turismo"
Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou o encontro muito produtivo: “A reunião de hoje exemplifica de forma clara aquilo que eu pretendo para a região Centro de Portugal, que é a aproximação ao Norte e também a Castela e Leão. Juntos, os três territórios constituem a maior plataforma ibérica de turismo, são uma grande porta de entrada. A raia tem um enorme potencial turístico, que queremos transformar numa mais-valia para as nossas regiões. Demos aqui um passo muito importante para os nossos objetivos comuns”.
Também Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, destacou o avanço estratégico: “Hoje demos um passo importante na cooperação com a Junta de Castela e Leão e com o Turismo Centro de Portugal. É nosso propósito dinamizar e concretizar a ideia de 3 regiões, 2 países e 1 destino, estruturando produtos que temos em comum e apostando na promoção conjunta dos mesmos”.
Ángel González Pieras, Diretor Geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, concluiu: “Foi um prazer constatar que há muitas semelhanças e pontos em comum entre o turismo do Centro de Portugal, o turismo do Porto e Norte de Portugal, e Castela e Leão. Concordámos em aprofundar o estabelecimento de uma estratégia comum e apresentámos produtos que consideramos muito importantes para promover o território em conjunto nos mercados emissores mais relevantes”.

1 de 2
Turismo do Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão promovem estratégia
Reunião para promoção turística conjunta entre Portugal e Espanha
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela