Secções
Entrar

PORTUGAL SMART CITIES ABRE CANDIDATURAS PARA OS PRÉMIOS - ANTÓNIO ALMEIDA HENRIQUES

04 de julho de 2024 às 17:33

Lisboa, 4 de Julho de 2024 – A Fundação AIP instituiu em 2023 os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, Evento líder das Smart Cities em Portugal.

Após uma forte adesão do mercado à edição anterior dos Prémios, na qual se registaram mais de 50 candidaturas, é com grande expectativa que Elisabete Martins, Gestora do PSCS 2024 afirma."  Os Prémios Portugal Smart Cities - António Almeida Henriques, visam distinguir projectos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana. Desta forma estamos a contribuir para a concretização de práticas efectivas que tornam as nossas cidades cada vez mais inteligentes e sustentáveis. " 

 

Podem apresentar candidaturas, as Comunidades Intermunicipais, os Municípios e as Juntas de Freguesia, orientados para a implementação com sucesso de projectos sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana, considerados nas seguintes categorias elegíveis para esta edição: 

 

  • Neutralidade carbónica  
    Projectos e iniciativas desenvolvidos à escala local que contribuem de forma efectiva para o cumprimento das metas de descarbonização na União Europeia (neutralidade carbónica em 2050). 

  • Mobilidade 

Estratégias aplicadas à promoção da adopção do transporte público em detrimento do transporte individual, da mobilidade activa, incluindo suave. 

 

  • Espaço público  

Projectos e iniciativas criadores de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas favorecendo a interacção social e a criação de comunidades 

 

  • Turismo inteligente 

 Estratégias de promoção de boas experiências de visitação e melhor governação de territórios sujeitos a pressão turística, quer procurando aumentar a oferta de espaços alternativos, quer apostando numa melhor gestão dos locais já sobrecarregados devido à elevada procura. 

 

 

  • Saúde e Bem-Estar 

Projectos e iniciativas que apostem na mudança de hábitos e comportamentos capazes de promover de forma pró-activa a saúde e o bem-estar da população em geral e dos grupos mais vulneráveis em particular. 

 

  • Transformação Digital 

 Projectos de digitalização organizacional das autoridades locais capazes de promover uma maior eficiência dos processos internos e melhor serviço aos cidadãos e às empresas. 

 

  • Reabilitação urbana sustentável e inteligente 

Projectos e iniciativas de revitalização e renovação de áreas urbanas, de forma a melhorar o seu desempenho ambiental, social e económico. 

 

As candidaturas serão feitas através do site oficial do Evento - https://portugalsmartcities.fil.pt/ - até ao próximo dia 13 de Setembro. 

 

A apreciação das candidaturas e projectos apresentados será feita por um júri, presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, e que compreende igualmente outras entidades/personalidades de reconhecido mérito na temática das Smart Cities. 

 

A Cerimónia de entrega dos Prémios "Portugal Smart Cities - António Almeida Henriques", terá lugar no dia 8 de Outubro na FIL – Parque das Nações. 

 

https://portugalsmartcities.fil.pt/  
https://www.facebook.com/PortugalSmartCities/ 
https://www.linkedin.com/company/portugalsmartcitiessummit/ 
https://www.instagram.com/portugalsmartcities/ 
portugalsmartcities@ccl.fil.pt 

Contato de Imprensa: 
Inês Sousa | ines.sousa@ccl.fil.pt |218921583 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela