Secções
Entrar

BRITA Portugal alcança uma faturação de 1,8 milhões de euros em 2021

28 de julho de 2022 às 08:44

A nível global, a empresa continua a atingir recordes com uma faturação de 656 milhões de euros em 2021

Lisboa, 27 de julho de 2022– BRITA, um dos principais especialistas mundiais em otimização e individualização de água potável, atingiu um novo recorde histórico global de faturação após 2020. Em Portugal, a faturação aumentou 7,37% face ao ano passado, atingindo um total de 1,8 milhões de euros.
 
Algumas das principais razões deste êxito foram: a aposta firme numa estratégia durante a pandemia, que colocou a saúde dos colaboradores como prioridade, conseguindo assegurar a produção e a logística a nível global. Isto impulsionou a utilização dos produtos da marca, e aumentou a satisfação dos consumidores a quem foram fornecidas soluções para obter água potável com excelente sabor e de uma forma segura e conveniente, especialmente durante este período. Para além disso, a tendência crescente para conceitos sustentáveis e o uso de alternativas ao plástico, a principal causa da poluição ambiental, viram-se refletidos nestes resultados. Clare López-Wright, Diretora Geral de BRITA, afirma que"BRITA tornou-se, ao longo dos anos, uma referência entre os consumidores e clientes como fornecedor de alternativas sustentáveis à água mineral engarrafada."
 
A faturação total do Grupo BRITA, com 30 filiais e instalações operacionais nacionais e internacionais, 5 centros de produção e distribuição em 70 países dos cinco continentes, ascendeu a 656 milhões de euros (ajustado às taxas de câmbio de 655 milhões de euros) no último ano comercial. Este valor reflete um aumento de mais de 6,3% (ajustado por tipo de cambio a 655 milhões de euros) em comparação ao ano anterior (2020: 617 milhões de euros). As três primeiras posições entre os mercados do grupo em 2021 continuam a ser ocupadas por Alemanha, China e Grã-Bretanha.
 
Em análise aos distintos segmentos de produtos, observa-se que 75% das vendas totais do Grupo são atribuídas à gama de produtos de consumo de BRITA: 491 milhões de euros (2020: 462 milhões de euros, +6,3%). Em contraste, o segmento Profissional com soluções de filtragem para o setor da hotelaria, venda automática e distribuidores de água em rede para escritórios, escolas, hospitais e gastronomia foi afetado pela pandemia COVID-19 e confinamentos a partir de 2020. Mesmo assim, geraram vendas de 165 milhões de euros neste segmento (2020: 155 milhões de euros, +6,4%), representando 25% das vendas totais. Igualmente ao ano anterior, os mercados da Alemanha, Reino Unido e Suíça, lideram este segmento.
 
Em 2021, tal como nos resultados do ano anterior, cerca de 82% da faturação total do grupo foi gerado fora da Alemanha.
 
 
A estratégia corporativa "Shaping Sustainable Solutions" agora reflete-se em "BRITA Sustainability Charter"
 
Em 2020, a estratégia corporativa de BRITA"Shaping Sustainable Solutions"colocou a sustentabilidade no centro das suas prioridades corporativas. Isto também se refletiu na criação de um novo objetivo de desempenho denominado dePlanet Contribuition– de igual relevância aos números das vendas e resultados. Esta é uma combinação do cálculo da pegada de carbono da empresa, e do número de garrafas de água mineral substituídas por produtos BRITA, a maioria das quais são feitas de plástico de utilização única. Este último dado, por si só, ascende a mais de 4,500 milhões de garrafas por ano e aumenta continuamente.
 
Em 2021, a empresa deu um importante passo em frente. Através do Relatório de Sustentabilidade de BRITA, foram estabelecidas metas ambiciosas em quatro campos de ação: materiais, embalagens, reutilização, reciclagem e emissões. Markus Hankammer, CEO do Grupo BRITA, explica:"Com o Relatório de Sustentabilidade, agora temos um foco claro e um caminho para as nossas atividades de sustentabilidade nos próximos anos. O Relatório ajuda-nos a estabelecer as prioridades corretas e a seguir o nosso caminho de forma específica."
 
"Os pontos centrais no Relatório de Sustentabilidade, tornam os nossos produtos ainda mais sustentáveis e oferecem um contributo significativo para a proteção do clima como empresa" acrescenta Meike Rapp, responsável pela Responsabilidade Corporativa Estratégica e Sustentabilidade de BRITA.
 
Que pretende alcançar BRITA em termos de sustentabilidade para 2025?
 
Entre outros objetivos, a empresa pretende reduzir em 30% a proporção de plástico virgem na sua carteira de produtos principais, o que também irá contribuir para a redução da dependência de matérias-primas prejudiciais para o meio ambiente. Para os novos produtos, que se irão produzir nos próximos dois anos, por exemplo, irá utilizar-se um plástico inovador de origem biológica. Além disso, irá utilizar-se cada vez menos, material de embrulho, e a partir de 2025 as embalagens de novos produtos serão reutilizáveis.
 
O sistema de reciclagem de cartuchos, que está em funcionamento há 30 anos, será expandido com o objetivo de produzir 20% dos permutadores de iões, o material de filtragem mais importante dos cartuchos BRITA, a partir de material reciclado até 2025. Na Alemanha, já se deu início às primeiras cooperações com sócios minoristas que proporcionam contentores, para que os consumidores consigam depositar os seus filtros e reciclar os cartuchos. Os primeiros mercados na Ásia também iniciaram cooperações locais de reciclagem.

1 de 2

 
Relativamente à proteção climática, as emissões de toda a empresa serão reduzidas e gradualmente compensadas a partir de 2023. A longo prazo, a empresa planeia avançar para uma neutralidade climática. Um passo importante nesta direção é também a constante melhoria da eficiência dos próprios edifícios da BRITA, através de novos projetos de construção. Como por exemplo, a nova fábrica de produção em Bad Camberg, que foi oficialmente inaugurada a 11 de junho de 2022, ou o novo edifício administrativo em construção em Taunusstein, que também incorpora os mais recentes requisitos de sustentabilidade.
 
 
Sobre o Grupo BRITA:
 
Com vendas totais de 656 milhões de euros no ano comercial de 2021 e 2.321 colaboradores em todo o mundo (dos quais aproximadamente 1,263 estão na Alemanha) até ao final do ano de 2020, o Grupo BRITA é uma das empresas líderes na otimização e individualização da água potável. A empresa familiar com sede em Taunusstein perto de Wiesbaden, é representada por 30 filiais e sucursais nacionais e internacionais, bem como por participações, parceiros industriais e de distribuição em 70 países dos cinco continentes. Tem locais de produção na Alemanha, Reino Unido, Itália e China. Fundada em 1966, o inventor do filtro de água para o lar, hoje em dia desenvolve, produz e distribui uma vasta gama de soluções inovadoras de otimização de água potável para setor privado (jarros de filtragem de água, sistemas de torneiras e soluções integradas BRITA para pequenos e grandes eletrodomésticos de fabricantes de renome) e para uso comercial (setor hoteleiro, restaurantes,cateringe venda automática), bem como distribuidores de água alimentados por rede elétrica para escritórios, escolas, restaurantes, e ainda o setor da saúde (hospitais e lares de idosos). Desde 2016, a BRITA tem vindo a trabalhar com a ONG Whale and Dolphin Conservation (WDC) com o objetivo de proteger os oceanos do mundo dos resíduos plásticos, ajudando a salvaguardar as baleias e os golfinhos. Mais informações:www.brita.net.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela