Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Um local de lazer

Atividades não faltam no arquipélago. Umas mais desportivas e radicais, outras mais calmas. Mas há muito que fazer, é só escolher

22 julho 2020 17:45

BTT, escalada, canyoning. Eis três atividades que pode fazer na Madeira e que o deixarão bastante feliz, pois a oferta é soberba. Para os amantes das duas rodas, fiquem a saber que existe uma lista de percursos de BTT na área florestal protegida da Rede Natura 2000. Os interessados em pedalar pela natureza madeirense têm de pedir uma autorização prévia que se encontra na plataforma digital da Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza. Outra excelente forma de conhecer a floresta da Madeira é pelas levadas ou estradas de terra montado numa moto 4.

Locais para fazer canyoning também não faltam e agora no verão as ribeiras da vertente norte são as que mais se recomendam face ao seu caudal elevado. Os locais aconselhados para fazer canyoning são, por exemplo, Ribeiro Frio, Ribeira das Cales, Ribeira da Pedra Branca.

A emoção da escalada é garantida pelas falésias da ilha, onde se encontra paredes sólidas devido à rocha basáltica.

Não, o golfe não está esquecido nas atividades que se tem de fazer no arquipélago, sendo que a Madeira e o Porto Santo possuem excelentes campos. O Palheiro Golf e o Clube de Golfe do Santo da Serra, com 18 e 27 buracos respetivamente, na Madeira, têm cenários lindíssimos. No Porto Santo, existe um campo de 18 buracos, projetado por Severiano Ballesteros.

Na água

A Madeira é muito procurada pelos surfistas, graças às suas ondas perfeitas e point breaks. Jardim do Mar, Paul do Mar, São Vicente ou Porto da Cruz são excelentes localidades para a prática da modalidade.

O windsurf é outra das modalidades aquáticas "rainhas" do arquipélago. Funchal, Achadas da Cruz, Caniço, Santa Cruz, Porto Santo, e não só, são alguns dos locais onde pode praticar a modalidade.

No arquipélago da Madeira, o Stand Up Paddle, ou SUP, também ganha cada vez mais adeptos. Quanto ao resto, pode fazer-se kitesurf, mergulho, pesca desportiva, observação de cetáceos, entre outras atividades. Oferta de lazer não falta.

No ar

Se gosta de "alturas" fique a saber que a Madeira faz muito sucesso entre os apreciadores de asa delta e parapente, com ótimos locais para descolar como o Pico da Cruz, o Miradouro da Madalena, a zona do Porto da Cruz e dos Prazeres. Para os inexperientes, mas que, todavia, têm a curiosidade de experimentar é sempre possível saltar em tandem, ou seja, com um instrutor.