Secções
Entrar

Gastronomia de criar água na boca

Estar plantada no oceano Atlântico deu origem a pratos deliciosos de peixe e marisco. A carne não se fica atrás

22 de julho de 2020 às 16:49

Um maná de sabores! Assim é a Madeira, com a sua carne, peixe, fruta, vinho, enfim. Tudo ótimo, tudo delicioso. Deixamos aqui alguns pratos locais típicos que deve degustar enquanto estiver na Pérola do Atlântico. Experimente, é garantido que não se vai arrepender, mas não garantimos que não vai chorar por mais.

Comecemos pelo peixe e por um dos pratos da cozinha madeirense que é obrigatório provar: o peixe-espada com banana. Estes filetes de peixe-espada são temperados com alho, sal, pimenta e sumo de limão. Posteriormente, peixe e bananas são molhados em ovo e farinha e fritos em azeite com salsa. O acompanhamento é batata cozida e salada. Um espetáculo.

Outra especialidade gastronómica madeirense com sabor a oceano Atlântico, ou não fosse o arquipélago conhecido pelo muito e bom peixe fresco, são os bifes de atum com milho frito.

Também do mar vem o polvo e o marisco, destacando-se, quiçá, as lapas (grelhadas são maravilhosas) e os caramujos. O camarão, naturalmente, também tem o seu espaço. Existem várias iguarias que se fazem com estes produtos que são de criar... água na boca.

A carne

No que diz respeito à carne tem de se destacar, à cabeça, a espetada de carne de vaca em espeto de pau de louro, ou de metal, acompanhada de milho frito, batata frita e do típico bolo do caco com manteiga d’alho. Este é um dos pratos mais conhecidos da região e que há muito já saltou fronteiras nacionais.

A carne de vinha-d’alhos também tem enorme sucesso. Trata-se de pequenos cubos de carne de porco, marinada e cozida em vinho branco, dentes de alho, vinagre, louro e pimenta. A carne de vinha-d’alhos serve em sandes de bolo do caco ou é acompanhada de fatias de pão frito.

O cuscuz de fabrico caseiro, a sopa de trigo ou a sopa de tomate e cebola também estão no cardápio dos pratos mais procurados, assim como a doçaria regional, a qual é composta por deliciosos produtos como o afamado bolo de mel, confecionado com especiarias variadas, frutos secos e mel de cana-de-açúcar. Há, no entanto, outras guloseimas, bastando recordar os rebuçados de funcho e as queijadas madeirenses, que são feitas de requeijão fresco.

Frutos exóticos para todos os gostos

Maracujás, bananas, manga, anona... os frutos tropicais madeirenses valem pela sua qualidade e por darem origem a deliciosas sobremesas e bebidas regionais. O pudim de maracujá, confecionado com a polpa do maracujá, gelatina, natas e leite condensado, é um desses exemplos. Os exóticos frutos locais também fazem gelados, sorvetes, mousses e soufflés.

Além de muitos dos supracitados frutos servirem de acompanhamento em diversos pratos típicos, no que diz respeito às bebidas, os sumos de maracujá, papaia, manga, goiaba e a célebre poncha madeirense são deliciosos.

A degustar:

. Bife de atum com milho frito
. Filete de peixe-espada com banana
. Lapas
. Espetada de carne de vaca e bolo do caco com manteiga d’alho
. Carne de vinha-d’alhos
. Vinho da Madeira

Outros Conteúdos