Especiais Especiais C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Experiência de quase meio século no ensino

O ISG – Instituto Superior de Gestão destaca-se no ensino das ciências económicas e empresariais.

17 Junho 2021 15:37

A oferta formativa do ISG - Instituto Superior de Gestão para os alunos que chegam do ensino secundário contempla quatro licenciaturas: Gestão, Economia, Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Turismo. Com uma curva de experiência de quase meio século no ensino das ciências económicas e empresariais, a licenciatura com mais procura no ISG é, tradicionalmente, "a de Gestão, em que os candidatos superam, em muito, as vagas disponíveis", afirma Miguel Varela, diretor do ISG.

Questionado se gostaria de destacar mais alguma licenciatura, responde que "as ciências económicas e empresariais são interdisciplinares, pelo que muitas unidades curriculares são comuns aos quatro cursos de 1º ciclo". "A cultura e os valores do ISG são igualmente transversais a todos os cursos", assegura.

Gestão do Turismo

A novidade para o próximo ano letivo no que diz respeito aos cursos de 1º ciclo é Gestão do Turismo. Esta nova oferta formativa visa a formação de quadros de excelência para o setor, nas áreas da direção e gestão de hotéis, empresas turísticas, animação turística, eventos, coordenação de projetos turísticos especializados, órgãos centrais e regionais de turismo, entre outros.

Sobre esta nova licenciatura, Miguel Varela refere que o turismo agrega um conjunto de atividades económicas que, no seu conjunto, representam mais de 10% do PIB nacional. “Apesar da pandemia e da inerente conjuntura sanitária, que em muito prejudicou o setor, não duvido de que será dos primeiros a recuperar e com muita necessidade de recursos humanos especializados”.

“Queremos formar profissionais criativos, comunicativos, comprometidos, conscientes e colaborativos. Isto aliado a uma cultura tradicional de rigor e de exigência, que sempre distinguiu o ISG” - Miguel Varela, diretor do ISG


Duplas licenciaturas e mestrados


Em relação às duplas licenciaturas e mestrados, o diretor do ISG explica que os alunos que “completem o curso de 1º ciclo em Gestão ou em Economia, com mais um ano de formação, ficam licenciados em ambas, com dois diplomas independentes – um em Gestão e o outro em Economia”. Estas duas licenciaturas, prossegue, têm “fortes sinergias devido a cerca de 70% do plano curricular ser semelhante”. “Esta é a razão pela qual, com os restantes 30%, em dois semestres, os alunos podem obter as duas licenciaturas.”

Refira-se que a histórica business school possui características que a diferenciam. Miguel Varela conta que o atual posicionamento do ISG destaca a formação e valorização das soft skills dos estudantes: “Queremos formar profissionais criativos, comunicativos, comprometidos, conscientes e colaborativos. Isto aliado a uma cultura tradicional de rigor e de exigência, que sempre distinguiu o ISG.”



Licenciados com baixa taxa de desemprego

A nível de licenciatura, o ISG tem 3,7% de taxa de desemprego de acordo com os mais recentes dados oficiais, claramente abaixo das taxas médias de desemprego para a atual conjuntura. No caso dos mestrados, a generalidade dos alunos já inicia o curso estando a trabalhar, na busca de desenvolver e atualizar competências, o que equivale a uma taxa de praticamente 100% de empregabilidade.





Quatro cursos de 1º ciclo para o ano letivo 2021/2022:

  • Gestão
  • Economia
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão do Turismo


Outros Conteúdos