A Universidade Portucalense tem o foco nas necessidades e desafios do mercado e acompanha a evolução da sociedade e as exigências a que os profissionais têm de se adaptar. Num mundo digitalizado colhem particular atenção os desafios levantados pelas inovações tecnológicas, nomeadamente análise de dados, automatização de tarefas repetitivas, proteção de dados pessoais e cibersegurança. A eles também aponta a mira da oferta formativa.
"Os cursos são atualizados e revistos periodicamente, apresentando uma forte componente prática e forte ligação a uma vasta rede de parceiros relevantes", adianta Cláudia Carvalho, diretora de Marketing e Comunicação da Universidade Portucalense. O portfólio da UPT inclui cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduação em várias áreas do conhecimento. Uma forte aposta será a oferta de Microcredenciais que se traduzem em atividades, de curta duração, a todos os níveis de educação e formação, "apostando na diversidade e na criatividade".
Cláudia Carvalho salienta o corpo docente doutorado próprio, que implementa práticas ativas de ensino-aprendizagem e desenvolve no estudante um conjunto de competências, cada vez mais valorizadas pelo mercado do trabalho. A inserção em vastas redes internacionais, para fins de investigação e de oferta formativa é outra mais-valia da instituição.
O campus da UPT é amplo e moderno e está inserido no pólo Universitário da Asprela, um dos maiores da Europa, constituído por um grande número de instituições de ensino superior. É reconhecido pelo elevado grau de inovação tecnológica, dispõe de boas infraestruturas e goza de fácil acessibilidade.