A Oeno Group, líder global no setor de investimento em vinho fino, lançou oficialmente o seu primeiro fundo de investimento em vinho fino regulado. Foi uma iniciativa arrojada que "promete redefinir o panorama dos investimentos alternativos", assegura Tiago Stattmiller, diretor regional da Oeno Group em Portugal.
O mercado global de vinho fino está avaliado em mais de 5 mil milhões de dólares, com previsão de crescimento sustentado à medida que mais investidores recorrem a ativos tangíveis em contextos económicos voláteis, adiantou o responsável. Nos últimos 15 anos, o vinho fino registou um retorno médio anual de 10,6%, segundo o Índice Liv-ex Fine Wine 1000 – superando muitos índices de ações globais e até o ouro em períodos de instabilidade económica.
Fundado em 2015, a Oeno Group ascendeu rapidamente como referência no setor, combinando profundo conhecimento da indústria com análises avançadas de dados. "O novo fundo, estruturado sob a forma de um OIC (Organismo de Investimento Coletivo) em Portugal, está desenhado para capitalizar os fortes retornos históricos do setor do vinho fino e a sua baixa correlação com os ativos tradicionais."
O objetivo do Oeno Wine Investment Fund é angariar 20 milhões de euros na fase inicial, com um investimento mínimo de 50.000 euros para investidores qualificados, como adiantou o diretor regional da Oeno Group em Portugal.
O fundo irá focar-se na aquisição de vinhos de excelência, com elevado potencial de valorização, provenientes de produtores de elite em regiões prestigiadas como Bordéus, Borgonha, Champanhe, entre outras. "Criámos um veículo que permite aos investidores beneficiar do nosso acesso exclusivo ao mercado e da nossa experiência, mantendo simultaneamente a segurança e a transparência de uma estrutura regulada," afirmou Michael Doerr, CEO da Oeno Group.
A gestão do fundo será feita por uma entidade gestora devidamente credenciada na CMVM - a FundBox -, que tira partido de alocações exclusivas, acesso a colheitas raras e inteligência de mercado aprofundada para otimizar o desempenho do portefólio. Irá também incorporar critérios ESG, assegurando que os vinhos são adquiridos de forma ética e sustentável, em linha com os valores dos investidores modernos.
Vinhos finos para todos
O lançamento do Oeno Wine Investment Fund representa um marco não só para a empresa, mas também para toda a indústria de vinho fino. Ao institucionalizar o acesso a este mercado historicamente exclusivo, a Oeno está a democratizar o investimento em vinho fino, sem comprometer a sua natureza premium.
Os investidores têm agora a oportunidade de obter exposição a um ativo com séculos de história, sob supervisão moderna e com forte potencial de retorno – tudo isto praticado por um dos nomes mais fiáveis do setor.
Criámos um veículo que permite aos investidores beneficiar do nosso acesso exclusivo ao mercado e da nossa experiência, mantendo simultaneamente a segurança e a transparência de uma estrutura regulada. Michael Doerr, CEO da Oeno Group
Portugal entra no mapa dos investimentos em whisky
A Oeno Group lançou também o primeiro fundo de investimento regulado em whisky, que coloca Portugal na vanguarda de uma tendência global crescente: o investimento em destilados raros e de colecionador. Denominado Oeno Fine Wine & Whisky Fund, este novo fundo terá sede em Portugal e estará aberto a investidores qualificados e não qualificados, com um investimento mínimo de 50.000 euros. A recomendação da Oeno Group é de investimento mínimo de 100.000 euros.
O fundo vai focar-se na aquisição e gestão de barris e garrafas raras de destilarias escocesas, americanas, japonesas e irlandesas de prestígio, com destaque para edições limitadas, whiskies descontinuados e lotes cobiçados por colecionadores privados e casas de leilões. "Com o Oeno Fine Wine & Whisky Fund, trazemos para Portugal uma oportunidade de investimento até agora praticamente inexistente no país", afirma Tiago Stattmiller diretor de investimento em Portugal, prosseguindo. "É uma classe de ativos tangível, emocional e com excelente histórico de desempenho – perfeita para quem procura diversificação real fora dos mercados financeiros tradicionais."
Este fundo não constitui uma solicitação de investimento, nem uma oferta a contratar. Para informações adicionais aceda a investors@fundbox.pt