Secções
Entrar

Albufeira “é o paraíso”

A 6 de junho arrancou a época balnear, o período tão esperado por todos os portugueses. Albufeira registou uma grande quebra na procura, mas continua a ser “destino de emoções”. José Carlos Rolo, presidente da câmara municipal, diz mesmo que Albufeira continua a ser um paraíso, com qualidade de atendimento acrescida nos hotéis, o sol de sempre e as praias de melhor qualidade do País. E espera a visita de milhares de turistas este verão.

1 de 5
30 de julho de 2020 às 11:05

Albufeira preparou-se devidamente para este verão, marcado pela pandemia?

O Algarve não tem um número tão expressivo de infetados como o resto do País. Exigiu trabalho e despesa. Em Albufeira, já investimos cerca de cinco milhões de euros no combate à covid-19 desde o passado mês de março e estamos preparados desde o início da época balnear para receber os turistas. Os profissionais do setor estão preparados, há segurança máxima, quer social quer sanitária, e todos serão bem recebidos.

Além desse investimento, foi também criado um Fundo de Apoio Empresarial e Associativo para o concelho, com uma dotação de um milhão de euros…

Sim, essa medida foi criada para salvaguardar o setor económico e social do concelho. Aberto a todos, dentro das condições previstas, nomeadamente é dirigido a microempresas de restauração e similares, comércio de bens a retalho, prestação de serviços e indústria e agricultura. Não podemos parar, sob pena de não conseguirmos reerguer-nos com facilidade.

As obras públicas também não pararam.

Durante o período de confinamento, a Câmara de Albufeira iniciou várias obras no centro da cidade com um custo aproximado de cerca de meio milhão de euros. Ainda recentemente, lançámos a primeira pedra do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de água, orçado em cinco milhões de euros. Investimos mais de um milhão de euros em nova sinalética e iluminação pública. Requalificámos um conjunto de estradas e caminhos em todas as freguesias do concelho, com investimento de 900 mil euros. Está em curso uma obra há muito prometida para mitigar as inundações na zona do Inatel. Não parámos a nossa atividade, não só para garantir mais qualidade de vida aos albufeirenses, mas também para cativar os milhares de turistas que nos visitam e que são fundamentais para a economia do concelho.

A autarquia desenvolveu uma campanha de sensibilização intitulada "Albufeira Praias Seguras". Do que se trata?

Sim, é uma medida que vigorará até ao final da presente época balnear e que procura garantir a máxima segurança a quem nos vista. Resultou de um longo trabalho de preparação e coordenação com os concessionários e demais entidades com responsabilidades na orla costeira para que os banhistas possam usufruir da beleza das nossas praias em condições de segurança. Nomeadamente, visa garantir a disponibilização de informação em todas as praias, em português e inglês, sobre a utilização das zonas balneares e dos deveres dos banhistas, colocação de mastros para instalação de bandeiras "semafóricas", com a indicação da ocupação de cada praia, dispensadores de álcool-gel, marcação de circuitos de circulação única, limpeza diária do areal e reforço da sinalética.

Com reforço da vigilância, segundo apurámos.

Naturalmente, neste contexto tínhamos de reforçar esta área. Assim, acionámos um mecanismo de vigilância e sensibilização dos banhistas, em parceria com a ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, a qual será feita com a participação de nadadores-salvadores e de uma viatura todo-o-terreno que irá circular pelas várias praias do concelho (medida extraordinária), a par dos elementos do ISN – Instituto de Socorro a Náufragos. E ainda reforçámos a fiscalização das praias em colaboração com as autoridades competentes.

Houve uma grande quebra na procura. Espera que ainda venham mais turistas?

Este é um verão diferente, com menos pessoas. Importa favorecer esta vinda de turistas. Todas as 26 bandeiras azuis (25 praias mais a Marina de Albufeira) e as 18 bandeiras de ouro revelam a nossa aposta na política ambiental. É o paraíso! E precisamos que venham experimentar este paraíso.

A animação também não vai passar ao lado deste verão, certo?

É verdade. Temos o Albufeira Summer Live. Vamos ter grandes artistas em espetáculos virtuais a partir dos locais mais espetaculares de Albufeira. Não podemos deixar de investir naquilo que é a promoção das nossas paisagens, da animação, da alegria e felicidade que a atividade turística proporciona àqueles que nos visitam. Esta iniciativa serve não só para promover o destino, mas também para levar àqueles que este ano, pelas mais diversas razões, não nos podem visitar um pouco daquilo que é o nosso concelho, no interior e no litoral, com as suas cores e paisagens únicas. Estou muito expectante em relação a esta iniciativa que é diferenciadora e, pensamos, terá um forte impacto em quem verdadeiramente gosta de Albufeira.

Ou seja, Albufeira continua a ser "destino de emoções"…

Continua, sim. Destino das melhores emoções possíveis. Atrevo-me a dizer que nunca as águas foram tão límpidas e os areais tão limpos. Os hotéis e os restaurantes reforçaram cuidados e atenções para com os clientes. Temos um conjunto de "emoções" para partilhar ao nível das nossas tradições, da cultura, da gastronomia e das paisagens deslumbrantes. Como destino de férias, estamos no caminho da qualidade e da excelência.

Qual a recomendação que faz para este verão?

Que se respeitam as regras com civismo. A situação exige uma atitude racional, mas sem esquecer o lado emocional das pessoas. São as suas férias e é uma altura de tranquilidade e relaxamento e tudo isso pode ser feito desde que se sigam as regras emanadas da DGS.

Quer deixar uma mensagem para os leitores da Sábado?

Claro! Este ano façam férias em Albufeira. É um verdadeiro "destino de emoções".


Investimentos da autarquia não pararam

5milhões de euros para um Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água, que começou recentemente a ser construído;

1 milhão em nova sinalética e iluminação pública;

900 mil euros para a requalificação de estradas e caminhos no concelho;

500 mil euros para várias obras no centro da cidade.

Outros Conteúdos