Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Dos Açores para o mundo

Grupo SATA é fundamental no desenvolvimento do arquipélago

21 junho 2024 16:22

As companhias aéreas do Grupo SATA – a Azores Airlines e a SATA Air Açores – têm como missão construir pontes aéreas entre os Açores e o mundo. A Azores Airlines opera uma rede de rotas regulares regionais, nacionais e internacionais e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores. A SATA Air Açores opera, essencialmente, nas nove ilhas e assegura a mobilidade de pessoas e mercadorias dentro dos Açores.

O turismo desempenha um papel importante na economia local e o Grupo SATA movimenta cerca de metade dos passageiros provenientes de fora do arquipélago. É uma companhia aérea de serviço público, gerindo 100% das rotas de obrigação de serviço público (OSP) para Portugal continental, ligando os Açores à Madeira e gerindo 100% das OSP para as ligações aéreas entre as nove ilhas açorianas. A empresa é igualmente um facilitador da carga aérea e das exportações, movimentando 60% da carga aérea entre o continente e os Açores e 100% da carga aérea entre as ilhas açorianas.

No seu todo, o Grupo SATA é um empregador relevante de valor acrescentado, empregando cerca de 1.300 pessoas nos Açores.

Uma estratégia comprometida com os indicadores ESG

O Grupo SATA está envolvido em mais de trinta projetos, que visam melhorar anualmente os indicadores ESG (Ambientais, Sociais e de Governação) das três empresas que compõem o grupo.

Entre os projetos, destaca-se o pioneirismo das companhias aéreas do grupo na obtenção da Certificação IEnvA da IATA, por terem sido as primeiras, em Portugal, a obter a certificação no programa de sustentabilidade ambiental da IATA. Foram ainda alcançadas mais duas certificações em 2023: a Certificação IWT (Illegal Wildlife Trade Certificate), que ajuda no combate ao comércio ilegal de animais selvagens; e a Certificação de Qualidade do Programa SATA ICOP, compensação voluntária de Emissões de Carbono, para o qual contribuíram mais de oito mil passageiros.

Na vertente social, só em 2023, foram desenvolvidos 12 projetos internos que beneficiaram as comunidades onde as empresas do grupo estão instaladas. Campanhas de angariação de alimentos, roupas e brinquedos; campanhas de limpeza costeira, em parceria com as autoridades locais; apoio a iniciativas culturais, desportivas ou educativas. Foi ainda promovido um programa corporativo denominado SATA Saudável, que incentiva a prevenção e a intervenção em torno da saúde mental dos colaboradores.

Foram também implementados oito projetos estruturantes com influência futura na melhoria dos indicadores de gestão ESG. Nomeadamente, a integração no programa IATA 25by25, em prol da igualdade de género e de oportunidades para todos os colaboradores, e as políticas corporativas das empresas foram revistas para alinhar os princípios de gestão do Grupo SATA com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU.

Novidades para este verão

A Azores Airlines voa regulamente entre os Açores e a América do Norte, a Europa e os arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde, tendo vindo a aumentar a sua oferta para mais destinos, a nível nacional e internacional. Neste contexto, para este verão estão já previstas novidades, nomeadamente ao nível das ligações diretas internacionais, com partida do Porto e do Funchal: Porto–Toronto–Porto; Porto–Boston–Porto; Porto–Nova Iorque–Porto; Funchal–Toronto– Funchal e Funchal–Boston–Funchal, a partir de junho, que complementam os voos já oferecidos entre Funchal e Nova Iorque. Também iniciam as rotas de Milão e Londres, em junho, com dois voos semanais. O mercado interno será reforçado com três frequências semanais diretas entre Ponta Delgada e Faro.


Sempre a crescer

O aumento de voos e a diversidade de destinos oferecidos, o alargamento de acordos de interline virtual com parceiros aéreos, que apresentam agora a oferta da SATA Azores Airlines com destino aos Açores nas suas respetivas plataformas de reservas, a maior disponibilidade de oferta online e as ações de promoção com operadores turísticos e agentes de viagens fizeram com que o Grupo SATA tenha registado um crescimento pós-pandémico extraordinário, como se pode ver nos números em baixo.



2,4

milhões de passageiros, em quase 29 mil voos, transportaram, em 2023, as companhias aéreas do Grupo SATA.


2

milhões de passageiros já tinham voado no Grupo SATA até outubro, o que aconteceu pela primeira vez na sua história. Este marco representa um crescimento de 27% no número de passageiros transportados, quando comparado com o mesmo período de 2022.


395

milhões de euros de receita obtiveram, em 2023, as companhias aéreas do Grupo SATA, Azores Airlines e a SATA Air Açores, as quais alcançaram, pelo segundo ano consecutivo, resultados de crescimento muito consistentes.


2,4

2

395