A Atlânticoline é a transportadora marítima regional de passageiros e viaturas dos Açores. A empresa transporta passageiros e viaturas regularmente, durante todo o ano, entre Faial, Pico e São Jorge – as ilhas do Triângulo –, e também efetua o transporte de passageiros entre Corvo e Flores. Entre junho e setembro, alarga a operação à Terceira e à Graciosa.
Comprometida com a prestação de um serviço público que vá ao encontro das necessidades dos habitantes, e de setores estruturantes como a saúde e o turismo, a Atlânticoline é essencial para garantir o desenvolvimento harmonioso das ilhas, apesar da descontinuidade territorial. Principalmente no Triângulo, a frequência das viagens permite, por exemplo, a várias empresas terem atividade nas três ilhas, e possibilita a realização de movimentos pendulares entre Pico e Faial, garantindo a mobilidade de quem visita o arquipélago, principalmente em ilhas geograficamente próximas e sem oferta de ligação aérea direta.
No que diz respeito ao setor da saúde, permite que habitantes de Pico e São Jorge, ilhas sem hospital, se desloquem ao Faial para consultas e exames podendo regressar no próprio dia às suas casas.
Em relação à sustentabilidade, é uma das prioridades da estratégia da Atlânticoline e, nessa lógica, está neste momento a decorrer um concurso público para aquisição de dois navios elétricos.
Ferries
2
ferries tem a Atlânticoline, que transportam passageiros e viaturas no Grupo Central. A transportadora tem igualmente dois navios convencionais que transportam apenas passageiros no Triângulo, e uma lancha para o transporte de passageiros entre Corvo e Flores.