Bife Alcides faz as honras da casa
O bife dispensa apresentações, mas a oferta vai muito além da restauração, contando com um confortável alojamento e uma equipa motivada para receber os visitantes.
Inaugurado em 1908, o ALCIDES será “provavelmente o restaurante mais antigo dos Açores” tendo na sua origem um grupo de professores do continente português. Pedro Melo, o CEO, explica que o negócio está na sua família desde 1956, “quando o pai o adquiriu, como herança em vida do nosso avô”. Embora não compreendesse “nada de restauração” o pai do atual CEO viu-se “forçado a abraçar esta aventura” que, graças a um cozinheiro que a ele se juntou, acabou por ser bem-sucedida. Em conjunto, criaram um dos seus pratos mais populares: o bife Alcides, com forte influência no bife à inglesa. Mas a verdade é que ambos souberam tirar partido deste prato, “acrescentando dois produtos regionais muito comuns na nossa gastronomia: o alho e a pimenta-malagueta. Assim nasceu um dos ícones da gastronomia açoriana.”
O ambiente familiar do hotel faz com que os clientes se sintam satisfeitos
Mais tarde, em 1974 surge a aventura do turismo, com a construção de quatro apartamentos por cima do restaurante: “Foram anos muito favoráveis e que despertaram no nosso pai o gosto pela hotelaria. Em 1990, anexando o edifício a norte, constrói uma pequena residencial com 25 quartos e já em 2009 o restaurante desloca-se finalmente para o seu destino final”. Hoje em dia, o ALCIDES é gerido pelos seus filhos, sendo já “um pequeno grande hotel, com 33 quartos e um restaurante de excelência”.
Antes da pandemia, e no que respeita a taxas de ocupação mensais, o ALCIDES contava “valores médios de 85%”. Finalizado 2021, “penso que este número reduziu para 51%, sendo que este ano temos perspetivas de que os valores sejam superiores ao ano anterior”, diz Pedro Melo.
O que podem os turistas encontrar em Ponta Delgada?
Ponta Delgada é uma cidade muito particular, virada para o mar. Tem crescido, “mas mantém a sua traça distinta, as suas ruas pedonais, calçadas e casas bonitas”, explica Pedro Melo, CEO do ALCIDES. Hoje em dia, a diversidade de oferta turística é muito superior, “comparando-se a qualquer pequena metrópole do mundo”. Os museus, a arte religiosa sempre presente, a gastronomia diversificada, o mar e as suas experiências “são certamente fortes motivos para nos visitarem”, disse ainda.