A incomparável beleza das ilhas açorianas pode ser descoberta de várias maneiras. De carro, de bicicleta, de barco, pelo ar, a cavalo, a pé. Para quem opta por esta última forma (uma excelente opção, diga-se) aconselha-se que o faça através dos inúmeros trilhos existentes, os quais levam a miradouros cuja vista privilegiada de lagoas, do oceano ou da montanha corta a respiração, ou a recantos escondidos que deixam todos boquiabertos.
Existem dezenas e dezenas de trilhos nos Açores, mas por falta de espaço deixamos apenas 18 sugestões. O dobro do número de ilhas do arquipélago. Comece-se por São Miguel, cujas paisagens são conhecidas a nível mundial. Muitos desses trilhos levam a esses cenários de sonho, como é o caso da Visto do Rei – Sete Cidades. Com uma duração de duas horas, este percurso, fácil, tem início no miradouro da Vista do Rei. É um trilho espetacular, onde se pode contemplar a Caldeira Seca e a Lagoa das Sete Cidades. Na mesma ilha, outro trilho que faz as maravilhas de quem o calcorreia é a Lagoa das Furnas, uma rota circular de três horas, na qual, entre outras maravilhas, se pode contemplar a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, construída no século XIX em estilo gótico. O percurso Praia – Lagoa do Fogo, uma rota linear de ida e volta até à margem da Lagoa do Fogo, também tem muito sucesso. Assim como a Praia da Viola, um percurso pela costa norte da ilha que passa por uma das mais belas praias em estado natural do arquipélago, a praia da Viola.
No Pico, entre os trilhos imperdíveis encontram-se os Caminhos de Santa Luzia, um passeio com vista para a emblemática vinha local. O trilho passa pelo Lajido, onde pode visitar o museu e observar as diversas formações geológicas existentes no local. Já as Vinhas da Criação Velha foi um percurso distinguido em 2011 pela BootsnAll, pela diversidade paisagística e cultural, em que se pode ver a Paisagem Protegida da Cultura da Vinha. Classificada como Património Mundial pela UNESCO desde 2004, este percurso é rico em elementos associados à cultura da vinha, como as rola-pipas, as relheiras, as casas de abrigo, as adegas, ou os poços de maré.
Em São Jorge, o destaque vai para as fajãs e para os diversos trilhos que as ligam. Destes aponte-se a Fajã dos Vimes – Fragueira – Portal, uma rota linear que começa na Fajã dos Vimes, passa pela Fajã da Fragueira e termina no Portal, ao longo da costa sul da ilha. Neste percurso, de dificuldade média e 3,2 quilómetros de extensão, é possível ir a banhos no Atlântico, ver como são feitas as tradicionais colchas artesanais locais e provar um café plantado e confecionado ali mesmo.
No Corvo, na rota circular do Caldeirão, passeia-se pelo topo do vulcão. Está-se a falar de um percurso que se faz a uma altitude entre os 400 e os 560 metros, sendo aconselhável percorrê-lo em dias de bom tempo e boa visibilidade. Ao longo do trilho é normal a presença de gado bovino, equino e caprino.
Nas Flores, o trilho Lajedo – Fajã Grande é uma rota linear com 13 quilómetros e diversos miradouros, uma azenha de 1862 que ainda está em funcionamento e que passa no Poço da Ribeira do Ferreiro, um dos cartazes turísticos da ilha. O site www.visitazores.com alerta que neste trilho existem troços nos quais o piso em pedra se pode encontrar escorregadio, sendo aconselhável cautela e o uso de calçado apropriado. Aproveite-se este conselho específico para deixar um mais geral: antes de iniciar esse tipo de aventura deve confirmar se leva água e comida suficientes, calçado apropriado, roupa adequada, chapéus e protetores solares.
Grandes rotas
Para quem aprecia grandes rotas é obrigatório fazer o Grande Trilho de Santa Maria, o qual percorre toda a ilha, numa extensão de 78 quilómetros circulares. Neste percurso da mais antiga ilha dos Açores (geologicamente) poderá apreciar uma fauna rica, desfrutar de várias zonas balneares, conhecer centros urbanos e rurais além das naturais zonas de interesse geomorfológico. Registe-se que este percurso está dividido por quatro etapas.
Oito trilhos a descobrir
- Passagem das Bestas – Terceira
- Rocha do Chambre – Terceira
- Cabeço do Canto – Faial
- Caldeira – Faial
- Chá Gorreana – São Miguel
- Baía da Folga – Graciosa
- Grande Rota da Graciosa
- Grande Rota das Flores
Para conhecer todos os trilhos aceda a http://trails.visitazores.com/