A Bensaude Hotels Collection pertence ao Grupo Bensaude, que neste ano de 2020 celebra a marca de dois séculos de atividade económica, facto raro e quase inatingível para a maioria das empresas portuguesas.
A ligação aos Açores é profunda, podendo mesmo afirmar-se que "é o grupo pioneiro no seu desenvolvimento turístico", começa por dizer Pedro Salazar, diretor comercial da Bensaude Hotels Collection, recordando que tudo começou com a abertura do primeiro hotel em 1935, o Terra Nostra Garden Hotel, no Vale das Furnas, São Miguel, enquadrado num parque botânico com 12 hectares, mais de 200 anos de existência, sempre evolutiva, em que se destaca uma das mais completas coleções de camélias da Europa.
O Terra Nostra Garden Hotel é um verdadeiro ícone do turismo açoriano, reforçado após a sua renovação em 2013, premiado internacionalmente e várias vezes pela Condé Nast e World Travel Awards. Este hotel tem vindo a afirmar-se como "o mais premiado hotel dos Açores e como um dos melhores hotéis de Portugal e da Europa".
Ainda em São Miguel, para quem procura localização, conforto e qualidade superior, existe o Grand Hotel Açores Atlântico. "É o nosso hotel de cinco estrelas, com uma decoração inspirada na Empresa Insulana de Navegação, incluindo peças originais e fotografias de época, empresa de referência nacional que pertenceu ao Grupo Bensaude durante 100 anos, expondo a forte ligação e tradição naval e marítima do Grupo Bensaude e dos Açores", explica Pedro Salazar, não deixando de sublinhar as vistas privilegiadas sobre a marina de Ponta Delgada.
Também em Ponta Delgada, o Grupo tem mais três hotéis: o Hotel Marina Atlântico, localizado na avenida marginal, vista para o oceano, dotado de salas de eventos e condições ideais para estadias de lazer e negócios; o São Miguel Park Hotel, com uma vista panorâmica sobre a cidade e o mar, com o seu ginásio, piscina interior e exterior, a torná-lo ideal para famílias; e o NEAT Hotel Avenida, para o qual conveniência, conforto e centralidade são as palavras que melhor o definem.
No Faial, o Grupo Bensaude possui o Hotel do Canal, que é "acolhedor, com excelente localização e uma vista deslumbrante para a montanha do Pico". "É visto pelos nossos clientes como o melhor hotel na ilha", assegura.
Na Terceira, perto do centro histórico de Angra do Heroísmo, existe o Terceira Mar Hotel, "com uma vista única para a baía do Fanal e o Monte Brasil e uma linda piscina exterior, enquadrada num amplo e cuidado jardim".
Pandemia não fecha portas
O surto de covid-19 afetou todas as unidades hoteleiras em Portugal (e no mundo). Não obstante, o Grupo Bensaude adaptou-se e reagiu bem ao infortúnio, havendo inclusive hotéis que nunca fecharam portas.
"O Hotel Marina Atlântico manteve-se sempre em atividade para suprir necessidades de alojamento que se mantiveram no recente contexto", sublinha Pedro Salazar. No passado dia 18 de junho foi reaberto o Terra Nostra Garden Hotel, dando o exemplo e um sinal forte de esperança e certeza sobre a retoma do turismo nos Açores de habitantes locais ou visitantes.
Como é um hotel muito procurado pelos açorianos para passar os fins de semana foi criada "uma oferta de duas noites mais duas refeições, a que se deu o nome de TN Especial de Verão, e que se recomenda para todos os que procuram algo especial para este verão".
Ontem os hotéis no Faial e Terceira retomaram a sua atividade. Destaque para o Terceira Mar Hotel que irá reabrir após "uma ampla renovação das suas áreas públicas, lobby, restaurante e bar, assim como dos seus quartos e corredores de acesso".
Todos os hotéis estão duplamente certificados Clean&Safe
Os hotéis estão a laborar e a segurança de hóspedes e colaboradores está garantida. "Estamos totalmente preparados", afiança Pedro Salazar, destacando que todos os hotéis estão duplamente certificados Clean&Safe pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo dos Açores.
"Temos equipas com formação específica apoiadas por elementos com competências especializadas na área, asseguramos uma cobertura alargada de dispensadores de gel desinfetante e equipamentos de proteção individual para colaboradores e clientes. Estamos apoiados em empresas parceiras especializadas na limpeza de todos os espaços dos hotéis, apresentamos uma sinalética orientadora e eficaz para salvaguardar o distanciamento social e desenvolvemos soluções tecnológicas para facilitar a interação com os serviços do hotel (app)."