Animais no pasto 365 dias por ano
Produtos da LactAçores são reconhecidos pela sua genuinidade e excelência. Um dos segredos está na erva fresca
A LactAçores é a união das cooperativas Unileite, Uniqueijo e CALF e foi constituída em 2004 com o intuito de enaltecer a origem dos laticínios açorianos, comercializando em exclusivo os produtos produzidos por estas três associadas. A Unileite, na ilha de São Miguel, a Uniqueijo, em São Jorge, e a CALF, no Faial, produzem leite, natas, queijo e manteiga, num total de cerca de 20 marcas. Os produtos de maior sucesso são "essencialmente os queijos São Jorge DOP, São Miguel, Prato Curado Ilha Azul, as manteigas Nova Açores e Ilha Azul e o leite Nova Açores Pastagem", explica Pedro Tavares, presidente da LactAçores.
Não obstante a atual extensa oferta, o responsável da empresa levanta a ponta do véu e anuncia que está planeado o lançamento de dois novos produtos, cuja divulgação será realizada brevemente.
O que torna especial a LactAçores é o facto de respeitar a natureza, estando desde sempre empenhada em "comercializar laticínios produzidos com os mais elevados padrões de exigência e com um rigoroso sistema de controlo de qualidade e segurança alimentar". "Os nossos produtos são reconhecidos pela sua genuinidade e excelência, pois os nossos animais estão no pasto 24 horas, 365 dias por ano, alimentando-se de erva fresca, o que confere aos nossos laticínios um sabor inconfundível e uma riqueza nutricional inigualável", sublinha Pedro Tavares.
Um orgulho
Empresa premiada, a LactAçores participou em 2019 em três concursos distintos, tendo sido galardoada em todas as provas, o que deixa os seus responsáveis "muito orgulhosos" do trabalho efetuado.
O queijo São Jorge DOP com 7 meses de cura, o queijo São Miguel e o queijo Prato Curado Ilha Azul venceram o Great Taste Awards, com 3 estrelas, 2 estrelas e 1 estrela, respetivamente.
O queijo São Jorge DOP com 7 meses de cura conquistou o prémio Melhor dos Melhores. E os queijos São Jorge DOP com 4, 12 e 24 meses de cura conquistaram a Medalha de Ouro no 9º Concurso Nacional de Queijos de Cura Prolongada Tradicionais Portugueses.
O concurso Queijos de Portugal, promovido pela ANILACT, distinguiu 23 queijos com o primeiro prémio e 46 com menções honrosas, tendo o queijo São Miguel conquistado o prémio Melhor Queijo 2019 – categoria "Queijo Ilha", o queijo flamengo bola Ilha Azul ganho o prémio Melhor Queijo 2019 – categoria "Queijo Flamengo" e os queijos Capelinhos, Beira e Lourais menções honrosas nas respetivas categorias.
Quanto ao surto de covid-19, a LactAçores também foi afetada por esse impacto. "No início da pandemia em Portugal, as vendas tiveram um ligeiro aumento, face à elevada procura por produtos alimentares nos supermercados; no entanto, ao longo do estado de emergência começámos a sentir o efeito contrário, em virtude da atividade inexpressiva dos canais horeca e tradicional", afirma Pedro Tavares, prosseguindo: "Contudo, perante a conjuntura de incerteza em que vivemos, continuamos a trabalhar diariamente com dedicação, demonstrando uma vitalidade determinante para a economia, intensificando e ampliando os nossos esforços."
A LactAçores comercializa cerca de 20 marcas, destacando-se os queijos São Jorge DOP, Nova Açores, Nova Açores Pastagem, São Miguel e Ilha Azul.
A LactAçores em números:
- 3 cooperativas
- 20 marcas
- 87 milhões de euros de volume de negócio no ano passado
- 5 plataformas: 2 no continente; 3 nas ilhas
- 61 colaboradores. O Grupo tem 575
- 89 milhões de litros de leite transacionados em 2019
- 12 mil toneladas de queijo e manteiga transacionadas no ano passado
"Triplicámos o volume de negócios"
Pedro Tavares faz um balanço "muito positivo" de 16 anos de LactAçores, apesar dos problemas do setor, nomeadamente a distância e os constrangimentos dos transportes marítimos. "Neste período, triplicámos o volume de negócios, tendo atingido em 2019 cerca de 87 milhões de euros, bem como quintuplicámos o volume de leite transacionado e duplicámos o volume de quilos de manteiga e queijo." Em 2019 a empresa obteve 89 milhões de litros de leite transacionados e 12 mil toneladas de queijo e manteiga.
Este sucesso, aponta, fica a dever-se aos produtores, colaboradores e consumidores que acreditam e confiam nos produtos produzidos pelas associadas da LactAçores.