Conhecida como a ilha das experiências, Tenerife é um destino turístico por excelência. Com uma forma triangular, a ilha é dominada pelo Monte Teide, um vulcão com 3.718 metros de altura, o pico mais alto de Espanha.
A ilha é um local de contrastes. O Nordeste possui uma área montanhosa e com um microclima influenciado pela altitude do vulcão, enquanto a parte Noroeste da ilha é verdejante e a costa Sul é soalheira e seca.
Um paraíso natural que fica a 300 quilómetros da costa africana. É esta localização que lhe proporciona um clima ameno, que faz com que a primavera se prolongue todo o ano. Na ilha, dizem que é o melhor clima do mundo. Para provar esta teoria disponibilizam várias ferramentas online para que cada pessoa possa fazer esse comparativo com o local onde vive em termos de temperatura e horas de sol. Os ventos alísios e as correntes do Golfo são os principais fatores que influenciam o clima na ilha, por isso, as temperaturas médias em Tenerife são de 26 °C no verão e de 22 °C no inverno. Já a temperatura da água varia entre os 20 °C e os 25 °C.
Para quem viaja de Lisboa, há dois voos semanais da Binter Canarias. O tempo de voo médio é de 2h30. Não perde muito tempo para chegar a uma ilha conhecida pela beleza e diversidade das suas paisagens e pela qualidade dos hotéis, resorts e outras infraestruturas turísticas, que oferecem todos os confortos e garantias de segurança aos turistas.
É o destino ideal para fazer caminhadas, aventurar-se pelos diversos trilhos que existem na natureza, visitar o Parque Nacional del Teide, praticar desportos náuticos, ou simplesmente aproveitar o tempo para relaxar e divertir-se nas praias de paisagem vulcânica e de águas turquesas. Pode mergulhar nas piscinas naturais, visitar o centro histórico de várias localidades, ou simplesmente deliciar-se com a gastronómica local e apaixonar-se pelas tradições e cultura locais, como o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife. É o mais conhecido e espetacular de Espanha e um dos maiores carnavais do mundo. Não é por acaso que Santa Cruz de Tenerife e o Rio de Janeiro são cidades geminadas desde 1984.
10 motivos para visitar Tenerife
Se esta breve descrição não foi suficiente para o entusiasmar, mostramos algumas das maravilhas que a ilha tem para oferecer a quem a visita. Vai ver que a próxima viagem será a Tenerife.
1. Natureza idílica. Tenerife possui 43 espaços protegidos que representam metade do seu território (48 por cento). O mais emblemático é o Parque Nacional del Teide, declarado pela UNESCO Património Mundial da Humanidade. Com 3.718 metros este é o pico mais alto de Espanha. Um espaço vulcânico ao qual pode subir em teleférico até um local muito próximo do cume, onde terá uma vista espetacular. Outros pontos de grande interesse natural são os Parques Rurais de Anaga e do Teno, onde encontra florestas de laurissilva – que remontam ao período Terciário. Outro local que hipnotiza pela sua beleza natural é o Penhasco dos Gigantes, que está a 600 metros de altura sobre o mar, a Paisagem Lunar ou vários miradouros com vistas panorâmicas espetaculares.