Sabia que, apesar de 79% das pessoas quererem ser mais sustentáveis, apenas 4% consideram que adotam hábitos diários sustentáveis? Estes dados, revelados no relatório de sustentabilidade anual da Garnier, mostram que ainda temos um longo caminho a percorrer para enfrentar esta crise climática sem precedentes.
A nível ambiental, os danos são incalculáveis e sem retorno. Está ao nosso alcance adotar um papel mais ativo que minimize o impacto no planeta. Até a mais simples rotina de beleza tem repercussões ambientais maiores do que pensa e os mais pequenos hábitos quotidianos que adotamos de forma quase mecanizada podem fazer uma grande diferença no compromisso com a sustentabilidade.
Responda a estas perguntas fáceis na nossa companhia e descubra se realmente sabe cuidar de si a cuidar também do planeta.
Sabe como pode poupar mais água em casa e manter uma rotina de beleza sustentável?
1. Reduzir a quantidade de duches
2. Desligar a água sempre que não está a ser utilizada e lavar os dentes durante o duche
Resposta certa:
Resposta 2. Além de desligar a água sempre que não estiver a utilizá-la, deve apostar em produtos mais ecológicos, com fórmulas sem enxaguamento ou de enxaguamento rápido. Nos últimos 17 anos, a Garnier tem lutado para reduzir o consumo de água. Comparativamente a 2005, a marca usa menos 55% de água nas instalações industriais e lançou ainda alternativas aos cuidados capilares tradicionais de enxaguamento – como o Amaciador Sem Enxaguar, que permite economizar 100 litros de água quente por embalagem, e o Shampoo Sólido, com uma tecnologia de enxaguamento rápido que permite gastar menos 20% de água.
Quais os principais desafios para a indústria da beleza sustentável?
1. Encontrar matérias-primas sustentáveis e ecológicas.
2. As constantes mudanças na regulamentação e políticas ecológicas.
3. Mercado competitivo e falta de fundos.
4. Pouca informação e transparência.
Resposta certa:
Resposta 1. Segundo a Garnier, um dos principais desafios que a marca enfrenta diariamente é desenvolver fontes locais de materiais sustentáveis. A marca nº1 de beleza natural no mundo ambiciona comprar os materiais mais perto dos grandes mercados de modo a reduzir a pegada de carbono, garantir qualidade e quantidade suficiente de material reciclado. Em 2022, 63% dos ingredientes da marca foram de base biológica, derivados minerais abundantes ou de processos circulares. Até 2030, a marca pretende aumentar esse número para 95%.
Sabe como pode adotar pequenos hábitos para uma beleza green?
1. Usar produtos de maquilhagem só em ocasiões especiais e reduzir ao máximo a quantidade de produtos usados rotina de skincare.
2. Comprar conscientemente, reciclar as embalagens de plástico dos produtos de cosmética usados e/ou comprar recargas sempre que possível de modo a reduzir a quantidade de resíduos.
Resposta certa:
Resposta 2. Qualquer pessoa pode adotar uma rotina de beleza green e é cada vez mais simples graças ao programa Green Beauty da Garnier. A empresa trabalha continuamente para disponibilizar fórmulas com ingredientes mais sustentáveis e mais ecológicos, mas o maior salto qualitativo foi dado há dois anos, quando projetaram uma estratégia abrangente que procura reduzir o impacto ambiental de toda a gama de produtos, através do projeto Green Beauty. Sob o mote da beleza sustentável e acessível para todos, a marca fortaleceu o compromisso de reduzir o seu impacto ambiental. Exemplo disso são lançamentos como os discos de algodão reutilizáveis que permitem 1.000 lavagens por disco, eliminando assim o desperdício diário de discos de algodão, ou a garrafa 100% reciclada de um dos produtos mais adorados da marca, a Água Micelar.
O que significa um produto ser vegan?
1. Que é feito com plantas.
2. Que não contém ingredientes de origem animal.
Resposta certa:
Resposta 2. A Garnier tem mostrado esforços contínuos para trabalhar esta questão ética e monitorizar a origem de todos os ingredientes que utiliza. Neste sentido, reformulou várias gamas de modo que mais de metade das suas fórmulas fossem vegan. Para além disso, 99% dos ingredientes da Garnier são de origem vegetal.
Sabe quanto plástico consome por ano?
1. Cerca de 20 kg.
2. Cerca de 45 kg.
3. Cerca de 70 kg.
Resposta certa:
Resposta 3. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), um milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto a nível mundial. Anualmente, uma pessoa gasta, em média, mais de 70 kg de resíduos plásticos*. A excessiva produção de plástico tem um custo climático enorme. Uma das missões da Garnier é reduzir o uso do plástico. Com isto em mente, em 2022, a marca poupou mais de 15 mil toneladas de plástico virgem, optando por utilizar plástico reciclado. Até 2030, a Garnier ambiciona que 95% das suas embalagens sejam feitas em plástico reciclado, poupando 40 mil toneladas de plástico virgem.
Como é que se pode identificar se uma marca é cruelty free?
1. Procurar pelo selo cruelty free nos produtos, conferir os ingredientes e consultar a lista da Cruelty Free International.
2. Se os produtos forem mais caros.
3. Ver os ingredientes que compõem o produto.
Resposta certa:
Resposta 1. Já são várias as marcas de beleza que se comprometem a não maltratar os animais. No entanto, é sempre importante perceber que as políticas internas das empresas podem mudar a qualquer momento. Desde 2021 que a Garnier içou a bandeira sobre esta questão ética. A marca internacional de beleza trabalha diariamente para garantir que todos os produtos do portefólio global da Garnier possam exibir o oficialmente o logótipo Cruelty Free International Leaping Bunny e, consequentemente, que os seus consumidores possam comprar com total confiança. Este programa, reconhecido internacionalmente, exige que as marcas auditem regularmente toda a cadeia de abastecimento, incluindo todas as matérias-primas e ingredientes individuais, para averiguar se existem casos de testes em animais. Para a Garnier, esta questão exigiu obter uma declaração junto de mais de 500 fornecedores em todo o mundo, que fornecem cerca de 3 mil ingredientes diferentes para a marca. Com a certificação Cruelty Free, os consumidores podem comprar todos os produtos Garnier, em todo o mundo, com total confiança, sabendo que cumprem os critérios rigorosos do Leaping Bunny. Além desses esforços, a marca faz donativos à Cruelty Free International. No ano passado, doou 143 mil euros.
Sabe quantificar o impacto da produção de cosméticos no planeta?
1. A rotina de skincare é apenas um pequeno hábito diário, e, portanto, com pouco impacto ambiental.
2. Milhares de embalagens são feitas de plástico virgem e não reciclável, com fórmulas que contêm ingredientes tóxicos utilizados na fabricação dos produtos e testes realizados em animais
Resposta certa:
Resposta 2. A produção de cosméticos convencionais utiliza milhares de substâncias químicas prejudiciais para o meio ambiente que podem contaminar a água e o solo. Muitos dos produtos de cosmética não são derivados de recursos naturais, o que acaba por levar a uma exploração excessiva dos recursos. A Garnier aposta em fórmulas mais green e embalagens recicladas e recicláveis.
Pequenas ações podem contribuir bastante na preservação do meio ambiente, além de promoverem um estilo de vida mais sustentável. Assim, na hora de comprar ou mandar fora os produtos, escolha de forma mais consciente por um planeta melhor.
*Resultados do Relatório de sustentabilidade da Garnier em 2022.
*De acordo com dados da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA).