Enquanto 79% das pessoas querem ser mais sustentáveis, apenas 4% consideram que já estão a tomar medidas sustentáveis numa base diária*. As principais barreiras para a tomada de ações sustentáveis incluem a falta de fundos para poder fazer mudanças sustentáveis (56%), a falta de tempo (32%) e a falta de informação (29%)*. Estes são alguns dados revelados no Relatório de sustentabilidade da Garnier.
Felizmente, há marcas que apostam na sustentabilidade e que nos ajudam a fazer a escolha certa para uma vida mais consciente, de forma acessível e comunicando com total transparência. Cabe-nos a nós, efetivamente, escolher e adotar um estilo de vida que contribua para a preservação do planeta.
No mundo da beleza, há uma marca empenhada em gerar um impacto positivo no mundo, com ações sustentáveis que se refletem em vários setores da cadeia de produção. E é muito provável que esta marca já esteja presente na sua rotina. Falamos da Garnier, marca de cosméticos francesa que caminha rumo a um conceito de beleza sustentável, com o mote inclusivo Green Beauty for All of Us (Beleza Sustentável para Todos).
Trata-se de uma viagem circular rumo a uma
maior sustentabilidade, com base em
cinco compromissos – mais solidariedade e inclusão, mais fórmulas ecológicas, mais materiais reciclados e recicláveis, mais energias renováveis e produtos aprovados pela
Cruelty Free International.
Os cinco compromissos Green Beauty
Para a Garnier, o presente e o futuro da beleza são naturais. A marca considera que, enquanto líderes mundiais em beleza natural, tem a oportunidade de ajudar a criar um impacto positivo ao abrir caminho para uma beleza sustentável e acessível a todos.
Siga connosco nesta viagem em direção à sustentabilidade através de cinco passos, com dados revelados no Relatório de sustentabilidade da Garnier, e veja o impacto ambiental e social dos produtos Garnier.
1. Mais solidariedade e inclusão
Esta viagem rumo a uma maior sustentabilidade da Garnier engloba o compromisso de apoiar comunidades em todo o mundo, abraçando a diversidade e a inclusão. Em conjunto com parceiros, incluindo ONG, a marca apoiou 1.431 comunidades em 2022. O objetivo é impactar 1.500 comunidades até 2025.
A jornada da Green Beauty inclui ajudar comunidades carentes a ter acesso a trabalho e rendimentos sustentáveis, criar ações significativas em parceria com ONG e ouvir e envolver os consumidores no impacto dos produtos.
Beleza solidária: causas que merecem atenção
• Plastics for Change
Desde 2020 que a marca tem uma parceria com a ONG Plastics For Change, considerada a maior e mais confiável fonte mundial de plástico reciclado verificado de comércio justo. Esta parceria permite que os coletores informais de lixo e as respetivas famílias tenham uma renda estável e acesso a serviços sociais na Índia, além de visar a recolha de plástico oceânico, para que este possa ser reciclado e utilizado nas garrafas Garnier. Em 2022, a marca ampliou o impacto no meio ambiente e na comunidade local ao abrir o primeiro Centro de Recolha de Resíduos Garnier, em Chennai.
• Solidarity Sourcing
Desde 2008 que a Garnier se compromete com o fornecimento sustentável de ingredientes renováveis, através de programas concebidos para ter um impacto social positivo, em parceria com ONG e parceiros locais qualificados. Estes programas procuram proteger pequenos agricultores de ingredientes usados pela Garnier – como a manteiga de karité ou a cera de abelha –, garantindo rendimento justo e preços transparentes, boas condições de trabalho, desenvolvimento da agricultura orgânica nos locais e proteção contra os impactos das mudanças climáticas nas culturas.
2. Mais materiais reciclados e recicláveis
O objetivo da Garnier é continuar a diminuir o plástico usado nas embalagens e, sempre que não for possível eliminá-lo, substituir por plástico reciclável ou reciclado em vez de usar plástico virgem, uma vez que a poluição do plástico tem vindo a tornar-se um desafio nas últimas décadas.
Dados do Relatório de Progresso Sustentável 2022 mostram que 83% do plástico PET (Tereftalato de Polietileno, um dos materiais que pode ser reciclado e reutilizado várias vezes) utilizado nas embalagens dos produtos Garnier veio de materiais reciclados, o que permitiu economizar 15.800 toneladas de plástico virgem.
Até 2030, a Garnier estabeleceu o compromisso de ter 100% das embalagens com plástico reclicado.
Com a aposta em mais materiais reciclados e recicláveis, a Garnier continua a fortalecer o compromisso de reduzir o plástico, um passo em frente na luta contra as mudanças climáticas, a par do compromisso que se segue.
Objetivos Garnier
Eliminar as toalhitas: até ao final de 2023, a marca vai deixar de produzir toalhitas de utilização única, que geram enormes quantidades de resíduos diários.
Garrafas de água micelar de plástico 100% reciclado: em 2022, a Garnier lançou a primeira garrafa de Água de Limpeza Micelar da marca feita de plástico 100% reciclado.
Saquetas à base de papel: aposta na mudança da embalagem das saquetas de máscaras de tecido do plástico para materiais à base de papel certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), o que significa que vem de florestas geridas de forma sustentável, que respeita pessoas e natureza.
3. Mais fórmulas ecológicas
Há anos que a marca de beleza natural nº.1 trabalha para disponibilizar fórmulas com ingredientes mais sustentáveis e ecológicos, um passo que a Garnier considera que deu um salto qualitativo com o projeto Green Beauty.
Segundo os resultados partilhados no Relatório de Progresso Sustentável 2022 da Garnier, 63% dos ingredientes usados nas fórmulas dos produtos Garnier foram ingredientes de origem biológica ou de minerais abundantes. Nas fórmulas de haircare, este valor atingiu os 80%.
O objetivo é alcançar 95% de ingredientes de origem biológica ou de minerais abundantes de fonte sustentável até 2030.
No site da Garnier pode descobrir qual o impacto ambiental e social dos produtos que utiliza diariamente.
Os próximos passos estão definidos. Para 2025, a marca estabelece o compromisso de criar novas fórmulas altamente funcionais e que respeitem o cabelo e a pele, distribuídas por Green Sciences – ciências ecológicas que permitem desenvolver ingredientes e fórmulas eficazes e mais ecológicas, tais como biotecnologias.
4. Mais energias renováveis
Nos últimos anos, a marca procurou reduzir a pegada de carbono global, diminuindo o consumo de água nas produções industriais e reduzindo as emissões de CO2. Em 2022, 67% das unidades industriais envolvidas na produção da Garnier utilizaram energia 100% renovável.
O objetivo é alcançar os 100% até 2025, garantindo que todas as unidades industriais da Garnier serão neutras em carbono.
5. Selo Cruelty Free International
Desde março de 2021 que todos os produtos Garnier, em todo o mundo, são oficialmente aprovados pela Cruelty Free International, ao abrigo do programa Leaping Bunny, a organização líder que trabalha ativamente para acabar com os testes realizados em animais. Este programa, reconhecido internacionalmente, exige que as marcas auditem regularmente toda a cadeia de abastecimento, incluindo todas as matérias-primas e ingredientes individuais, para averiguar se existem casos de testes em animais.
Para a Garnier, esta questão exigiu obter uma declaração junto de mais de 500 fornecedores em todo o mundo, que fornecem cerca de 3 mil ingredientes diferentes para a marca.
Com a certificação Cruelty Free, os consumidores podem comprar todos os produtos Garnier, em todo o mundo, com total confiança, sabendo que cumprem os critérios rigorosos do Leaping Bunny.
Em direção a uma beleza mais sustentável
Lembre-se, pequenas mudanças no dia a dia podem mudar o mundo. Faça a diferença e dê um passo verde em frente. A beleza do mundo começa consigo. Junte-se ao movimento Green Beauty.
*Resultados do Relatório de sustentabilidade da Garnier.