Andaluzia: o melhor destino de férias para uns dias de descanso
Terra de praias, cultura, História, natureza e muito boa comida. Logo que seja possível viajar, é nesta região magnífica da Península Ibérica que encontra tudo o que precisa!
Viajar pela Andaluzia significa viajar por um entorno natural recheado de contrastes que nos convida para um turismo que tem tanto de tranquilo como de autêntico. Esta é uma viagem por anos de História e de cultura. É também a viagem perfeita para se conectar com a pura essência da natureza. Tudo graças às paisagens e aos monumentos arrebatadores e impressionantes que enamoram qualquer um. "Viver" é mesmo o mantra deste destino. Sem pressas, prepare-se para descobrir a melhor viagem por este Sul de Espanha andaluz.
Património Mundial da UNESCO: um prazer ímpar para todos os sentidos
Natureza: fenómenos para todas as estações do ano
Repartidos por toda a Andaluzia, há inúmeros lugares dedicados à natureza a não perder nesta viagem. Junto ao mar, a costa andaluza banhada pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico convida a banhos bem quentes.
Na Costa da Luz, as praias extensas de areia dourada de Cádiz e Huelva estão à sua espera, com muito sol e muito desporto à mistura (surf, windsurf, kitesurf...). É o equilíbrio perfeito entre tempo para relaxar e tempo para se divertir. Alguns imprescindíveis nesta viagem são: as praias de Bolonia e Valdevaqueros, na província de Cádiz, e de Matalascañas e Mazagón, em Huelva. Não perca as praias imaculadas de Torre del Loro, La Bota, Los Enebrales ou Cuesta Maneli.
Mais à frente, entramos na Costa do Sol, com praias infinitas e paisagens idílicas. Málaga e Marbella são pontos imperdíveis! Relaxe em Nerja, Torremolinos, Benalmádena, Fuengirola, Estepona ou Puerto Banús. Continuamos a viagem até Almeria – com várias opções, como as grandes praias de Roquetas de Mar, a praia Los Genoveses ou as praias do Cabo de Gata.
Mas as paisagens da Andaluzia não se fazem só de praia. As vistas combinam mar e montanha e dois grandes exemplos do que a natureza tem para nos oferecer no país vizinho ficam no Sul de Espanha: o Parque Nacional de Doñana, que também faz parte dos espaços declarados Património da Humanidade e é a reserva biológica mais importante de Espanha, e o Parque Nacional de Serra Nevada, um ponto de interesse no inverno, promete uma uma visita sem-par à estância de esqui.
Prepare-se para as muitas fotos que vai querer tirar para registo de memória futuro. Chegou a hora de relaxar e contemplar as paisagens magníficas que a região tem para nos oferecer!
Gastronomia: boa mesa com mil sabores para provar
Arte: a cultura que rompe com o clássico
Pensamos na Andaluzia e, automaticamente, visualizamos os imponentes monumentos de que falamos em cima. É certo que são o representativo máximo da cultura na região, mas há também aqui espaços que rompem com esta imagem e que vão mais além do turismo clássico.
Em Sevilha, surpreenda-se com a maior estrutura de madeira do mundo, desenhada por Jürgen Mayer, em plena praça tradicional, a Plaza de la Encarnación. Este espaço, designado Setas de Sevilla, consequência das formas curiosas, conta com um museu arqueológico e um espetacular miradouro a quase 30 metros de altura.
Em Córdoba, o destaque vai para o Centro de Interpretação de Medina Azahara, de desenho minimalista. As caraterísticas modernas do edifício contrastam na perfeição com impressionante local arqueológico do que já foi a "Ciudad brillante", capital do Califado.
Daqui vamos até Málaga, que passou por uma revolução cultural, e onde podemos encontrar o Centre Pompidou, famoso pelo cubo de cores de Daniel Buren. Estando nós na cidade onde nasceu Picasso, não poderíamos deixar de fora dois dos pontos altos desta visita: o Museo Picasso Málaga e o Museo Casa Natal de Pablo Picasso. Sugerimos ainda uma passagem pelo Museo Ruso e pelo Museo Carmen Thyssen. A cultura contemporânea reina nesta cidade andaluz.