Secções
Entrar

Portugal é o país que mais defende luta contra desigualdade de género

25 de setembro de 2018 às 15:33

97% dos portugueses acredita que a luta contra a desigualdade de género devia ser uma prioridade para o desenvolvimento da União Europeia.

A luta contra a desigualdade de género deveria ser, segundo 97% dos portugueses, uma prioridade na cooperação para o desenvolvimento da União Europeia, segundo um Eurobarómetro publicado hoje.

De acordo com um inquérito hoje divulgado em Bruxelas pela Comissão Europeia, 97% dos portugueses defende que as políticas de ajuda a países em desenvolvimento devem centrar-se mais nas mulheres, uma percentagem superior à média comunitária, que se fica pelos 86%.

Mais especificamente, 76% os cidadãos nacionais que participaram no estudo, realizado em Julho, advogam uma luta contra as atitudes discriminatórias em relação às mulheres.

O Governo lançou na segunda-feira um programa de financiamento de projectos de conciliação e igualdade de género, no valor de sete milhões de euros, disponibilizados no âmbito do mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021.A Noruega, a Islândia e o Liechtenstein financiam, em 15 estados-membros da União Europeia, no âmbito dos European Economic Area Grants e através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021, iniciativas e projectos em diversas áreas programáticas, com vista a reduzir as disparidades económicas e sociais e reforçar as relações bilaterais entre os estados doadores e os beneficiários.

De acordo com o Eurobarómetro, em Portugal, 95% dos inquiridos apoia a cooperação com países em desenvolvimento, uma percentagem que coloca os portugueses atrás apenas dos luxemburgueses (97%), dos suecos (96%), e 'empatados' com o Chipre.

Em geral, 89% dos europeus concorda com a ajuda ao desenvolvimento, com 71% a considerar que abordar a pobreza deve ser prioritário para a União Europeia (73% em Portugal), ainda que apenas 54% (52% entre os portugueses) defendam que esta deve ser uma prioridade do seu Governo nacional.

Para este estudo, o Eurobarómetro entrevistou 27.700 cidadãos dos 28 países do bloco comunitário.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela