Secções
Entrar

Nobel só para homens: Academia promete "tomar medidas"

09 de outubro de 2017 às 15:13

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel foram apenas homens, uma situação que preocupa o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences

Pelo segundo ano consecutivo os vencedores dos prémios Nobel são apenas homens, razão pela qual os comités que escolhem os premiados irão reunir-se no inverno e discutir questões de género e diversidade étnica nos prémios.

1 de 5
Foto: TT News Agency/Henrik Montgomery via REUTERS
Foto: TT News Agency/Claudio Bresciani via REUTERS
Foto: EPA/JESSICA GOW
Foto: EPA/JONAS EKSTROMER
Foto: EPA/NEIL HALL

"Eu espero que em cinco, dez anos, vejamos uma distribuição muito diferente", disse o secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciences, Goran Hansson, depois de ser anunciado o vencedor do prémio de Economia.

Hansson acrescentou que não acredita que haja uma discriminação de género sistémica mas que a academia está "preocupada" e a "tomar medidas".

Cada um dos seis prémio secretário-geral da Royal Swedish Academy of Sciencesos Nobel é escolhido por um comité diferente, dos quais três são actualmente liderados por mulheres.

Os três comités que atribuem o prémio Nobel de Física e o de Química e ainda o Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel estão inseridos na Royal Swedish Academy of Sciences.

Artigos recomendados
As mais lidas