Secções
Entrar

Morreu Mendes, antigo jogador do Benfica e Vitória de Guimarães

28 de fevereiro de 2019 às 11:34

António Mendes, jogador conhecido como "pé canhão", foi o primeiro da história do Vitória de Guimarães a representar a seleção nacional. Tinha 81 anos.

O ex-futebolista Mendes, que se notabilizou no Benfica e no Vitória de Guimarães, equipas que representou entre 1955 e 1971, morreu na quarta-feira, em Guimarães, aos 81 anos, informou o clube vitoriano.

"Faleceu, esta quarta-feira, no Hospital Senhora da Oliveira, o ex-jogador do Vitória António Mendes. Conhecido pela alcunha de 'pé canhão', é considerado um dos melhores jogadores que a história do Vitória já terá conhecido, tendo permanecido na 'cidade berço' durante nove temporadas", indica a nota publicada no sítio oficial dos vimaranenses na Internet.

Depois da conquista de dois campeonatos (1959/60 e 1960/61) e de duas Taças de Portugal (1958/59 e 1961/62) pelo Benfica, onde esteve entre 1955 e 1962, Mendes rumou ao Vitória de Guimarães, em conjunto com os jogadores Peres e Fonseca, no início da época 1962/63, ao abrigo da transferência de Pedras do Minho para a Luz.

Em Guimarães, onde permaneceu até 1971, Mendes apontou, segundo a informação fornecida pelos vitorianos, mais de 80 golos em mais de 200 jogos, tendo ajudado o clube a atingir, em 1968/69, um então inédito terceiro lugar no campeonato e a primeira participação europeia, na Taça das Cidades com Feira, na época seguinte.

O antigo avançado tornou-se ainda no primeiro jogador do Vitória de Guimarães a representar a seleção nacional, quando alinhou na derrota caseira frente à Suécia (2-1), num jogo de apuramento para o Europeu de 1968, disputado em 13 de novembro de 1966, no Estádio Nacional, em Oeiras.

O funeral de Mendes está agendado para as 15:00 de sexta-feira, na igreja de São Sebastião, em Guimarães.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela