Secções
Entrar

Carta de passageiro do Titanic leiloada por 140.600 euros

22 de outubro de 2017 às 16:11

A carta escrita um dia antes de se ter afundado o paquete foi arrematada por cerca de 140.600 euros num leilão na Inglaterra.


Uma carta escrita por um dos passageiros do paquete Titanic um dia antes de se ter afundado foi arrematada por 126 mil libras esterlinas (cerca de 140.600 euros) num leilão na Inglaterra.

1 de 3
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O manuscrito, com o timbre do navio, foi escrito pelo passageiro de 1.ª classe Alexander Oskar Holverson no dia 13 de Abril de 1912, um dia antes do navio atingir um icebergue e se ter afundado no Atlântico Norte, tendo causado a morte a mais de 1.500 pessoas.

Holverson, um vendedor, tinha a intenção de enviar a carta para a mãe, que morava em Nova Iorque.

A casa do leilão Henry Aldridge & Son, especializada em memorabilia do Titanic, afirmou que foi "a carta mais importante do Titanic que já vendeu" devido ao seu conteúdo, contexto histórico e raridade, noticiou a AP.

Na carta, dirigida à "minha querida Mãe" e manchada com marcas de água salgada, Holverson descreveu o Titanic como sendo de "um tamanho gigante e equipado como um hotel palaciano", e acrescentou: "A comida e a bebida são excelentes".

"Se tudo correr bem, chegaremos em Nova Iorque, quarta-feira, mãe", acrescentou.

A carta, uma das últimas conhecidas por ter sido escrita a bordo pelas vítimas do desastre, foi encontrada no caderno de bolso da Holverson quando o seu corpo foi resgatado do mar e enviado à família.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela