Secções
Entrar

Brinquedos para banho vendidos online retirados por risco de risco engasgamento

30 de março de 2020 às 13:47

Rubber Squeaky Yellow Duck Shower Bath é composto por quatro peças. Direção-Geral do Consumidor alerta também para risco químico.

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) ordenou a retirada do mercado de um brinquedo para o banho composto por patos em plástico, de cor amarela, comercializados online via Wish, devido a risco químico e de engasgamento.

No alerta, publicado na sua página na internet, a DGC informa que a retirada deste produto do mercado foi efetuada no âmbito do sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares (Safety Gate - RAPEX).

O produto 'Rubber Squeaky Yellow Duck Shower Bath' é composto por quatro peças - um pato grande e três pequenos, de cor amarela, para o banho - todas de plástico.

O defeito técnico, que motiva o alerta, é o facto de o material de plástico dos brinquedos conter "o ftalato: di-(2-ethylhexyl (DEHP)" e a peça pequena, que produz som, e também é de plástico, poder ser "facilmente destacada".

No alerta, a DGC explica que aquele ftalato "pode prejudicar a saúde das crianças", causando eventuais danos, e lembra que "uma criança pode colocar a peça pequena na boca e engasgar-se".

"A plataforma Wish indicou que estes produtos iriam ser retirados de comercialização", adianta naquela nota.

A DGC, que é o ponto de contacto nacional do Safety Gate - RAPEX, adianta ter também transmitido estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela