Secções
Entrar

Tufão Nock-Ten mata quatro pessoas nas Filipinas

26 de dezembro de 2016 às 09:53

O tufão Nock-Tem, que atingiu as Filipinas no dia de Natal, causou pelo menos quatro mortos e destruiu várias casas, chegando hoje à capital, Manila

O tufão Nock-Tem, que atingiu as Filipinas no dia de Natal, causou pelo menos quatro mortos e destruiu várias casas, chegando hoje à capital, Manila, ligeiramente enfraquecido.

O Nock-Ten causou cortes de electricidade em cinco províncias em plena celebração natalícia e obrigou ao deslocamento de dezenas de milhares de pessoas no país católico.

Um camponês morreu ao ser atingido por uma árvore que caiu na província de Quezon, e outras três pessoas, incluindo um casal que foi levado por uma enxurrada de água, morreram na província de Albay, a sudeste de Manila, depois de o tufão tocar terra na província de Casiguran no domingo à noite, segundo a polícia.

O tufão, localmente conhecido como Nina, deslocou-se depois para zonas montanhosas e províncias insulares, danificando casas, arrancando árvores e deitando a baixo postes de electricidade e telefone.

Apesar de ter enfraquecido ligeiramente, o tufão ainda regista ventos de 130 quilómetros por hora e rajadas de 215.

A tempestade é uma das mais fortes a atingir o país desde o tufão Haiyan, que deixou mortas ou desaparecidas mais de 7.300 pessoas, e fez com que cinco milhões ficassem sem casa em 2014.

Em Albay mais de 150 mil pessoas foram deslocadas e foi declarado estado de calamidade no domingo, de modo a desbloquear fundos de emergência.

Cerca de 20 tufões e tempestades atingem anualmente as Filipinas. Nos últimos 65 anos, sete tufões atingiram o país no dia de Natal, de acordo com a agência meteorológica estatal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela