Secções
Entrar

Torso encontrado em praia é de jornalista sueca desaparecida

23 de agosto de 2017 às 08:04

O torso encontrado numa praia a sul de Copenhaga é da jornalista sueca que desapareceu a 10 de Agosto, quando foi visitar um submarino artesanal, onde se encontrou com um inventor dinamarquês


O torso encontrado numa praia a sul de Copenhaga é da jornalista sueca que desapareceu a 10 de Agosto, quando foi visitar um submarino artesanal, onde se encontrou com um inventor dinamarquês, anunciou hoje a polícia.

1 de 4
Foto: TT NEWS AGENCY/Reuters
Foto: Liselotte Sabroe/EPA
Foto: Peter Thompson/Reuters
Foto: Bax Lindhardt/Reuters

"O DNA do torso corresponde ao de Kim Wall", lê-se numa mensagem publicada na página oficial da polícia dinamarquesa na rede social Twitter.

O torso, cujos braços, pernas e cabeça foram "mutilados deliberadamente" de acordo com a autópsia, foi descoberto na segunda-feira por um ciclista na baía de Koge (a cerca de 50 quilómetros da capital da Dinamarca).

A jornalista foi vista pela última vez a 10 de Agosto, no submarino do inventor dinamarquês Peter Madsen, onde se deslocou para o entrevistar.

Madsen está em prisão preventiva desde segunda-feira.

"O acusado explicou à polícia e ao tribunal que houve um acidente no submarino que causou a morte de Wall e ele sepultou o cadáver no mar, num lugar indefinido na baía de Koge [sudeste da capital]", anunciou a polícia na segunda-feira.

O alerta do desaparecimento de Kim Wall foi dado pelo seu namorado na madrugada de 11 de Agosto, horas depois de a jornalista ter subido a bordo do submarino de quase 18 metros de comprimento e 40 toneladas.

Inicialmente, Madsen, 46 anos, disse que ela tinha desembarcado cerca de duas horas depois do início da viagem numa ilha do porto de Copenhaga, indicando que continuou a navegar até ter problemas técnicos, mas logo se desdisse.

A investigação revelou que o afundamento do submarino foi provocado supostamente por Madsen, embora os danos causados tenham impedido a obtenção de mais dados.

Madsen é conhecido pelos seus projectos de submarinos e por ser o cofundador da empresa Copenhagen Suborbitals, criada em 2008 para lançar para o espaço monolugares tripulados e que fez descolar com êxito foguetões experimentais sem pessoas a bordo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela